Excluídos de ação gratuita contra gripe podem procurar centros especializados

Idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, entre outros, são os prioritários

Postado em: 02-05-2017 às 08h10
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Excluídos de ação gratuita contra gripe podem procurar centros especializados
Idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, entre outros, são os prioritários

Da redação

Mais de 60 milhões de brasileiros serão vacinados contra a gripe durante essa temporada e, apesar de a vacina ser indicada a todos, existe o grupo de pessoas que serão atendidas prioritariamente, é o caso dos idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas e gestantes. De acordo com o médico, DR. José Israel Sánchez, quem não fizer parte deste grupo e não conseguir atendimento pelo SUS, deve procurar um centro de vacinas especializado. 

“Apesar de poucos os locais onde as pessoas podem obter vacinação contra gripe e outras doenças é sempre bom estar informado. o Vacina Express, por exemplo, primeiro centro de vacinas de aparecida, próximo ao Buriti Shopping atende de 60 a 80 pessoas por dia,  permite o parcelamento e o sistema de vacina sem dor, não há desculpa para não se imunizar. Além disso, o espaço atenderá entre 60 e 80 pessoas por dia”, indica o médico, Dr Israel.

Continua após a publicidade

Além de ser o primeiro centro de vacinas de Aparecida de Goiânia, o Vacina Express é o único da região que possui equipamentos de última geração como a câmara de conservação portátil que pode transporta vacinas para qualquer local, para atender quem não puder se deslocar, e as câmaras frias que funcionam por até 72 horas, em caso de faltas de energia extremas, e que possuem um sistema que avisa por telefone caso algum problema de temperatura seja identificado.

Para a dona de casa Vera Rita de Sousa, de 38 anos, que não se encaixa no grupo prioritário de vacinação da gripe, o ideal foi procurar diretamente o centro de vacinas mais próximo. “Os postos vão lotar a partir de agora para atender quem tem prioridade, então, como eu já tive problemas para conseguir essa vacina uma vez, decidi vir a um centro de vacinas, bem mais fácil e rápido”, conta.

Para o Dr. José Israel, o mercado privado de vacinas no Brasil ainda é muito emergente e a cada ano surgem novas vacinas, muitas não contempladas pela rede pública. “As vacinas precisam ser manuseadas corretamente, por isso é muito importante cuidar de todos os processos de manipulação, somente assim serão eficazes. Neste sentido, nosso serviço de vacinas em Aparecida de Goiânia está aproximando a população à saúde”, afirma.

Veja Também