Semas atende mais de mil pessoas em situação de rua na Capital

A Prefeitura de Goiânia intensificou trabalho de acolhimento às pessoas que vivem nesta situação

Postado em: 02-05-2017 às 08h20
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Semas atende mais de mil pessoas em situação de rua na Capital
A Prefeitura de Goiânia intensificou trabalho de acolhimento às pessoas que vivem nesta situação

Caio Marx 

A prefeitura intensifica o trabalho de acolhimento com as pessoas em situação de rua em Goiânia através do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Foram realizadas mais de mil abordagens, desde o início da administração. No período, o Seas entregou 220 requisições de documentos pessoais, como Registro Geral (RG), CPFs e Carteira de Trabalho. 

Após serem abordadas, as pessoas atendidas pelo núcleo da Semas são encaminhadas para a Casa de Acolhida Cidadã ou para Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), espaços com estruturas capazes de suprir todas as necessidades dos acolhidos. 

Continua após a publicidade

Na Casa da Acolhida Cidadã, os atendidos recebem pernoite com segurança, alimentação, higiene pessoal, além de atendimento psicossocial. Por sua vez, no Centro Pop, os atendidos contam um amplo espaço, inclusive com salas de atendimento coletivo e individualizado. 

De acordo com Márcia Carvalho, titular da Semas, há um grande esforço para manter, organizar e sistematizar todos os equipamentos voltados para essa população, pois com 100 dias de administração, os serviços das equipes de abordagem foram intensificados, percorrendo as ruas de Goiânia todos os dias, durante 24 horas, com o objetivo de ofertar acolhimento ideal para esses cidadãos. 

A secretária ainda ressaltou que a missão da pasta é justamente a de prestar um atendimento de qualidade e de excelência para toda a população, principalmente para os cidadãos que estão em situação de vulnerabilidade social. 

Discussões

No mês passado, durante uma audiência pública, o vereador Anselmo Pereira (PSDB) defendeu a criação de um cadastro das pessoas em situação de rua com o objetivo de dar melhor assistência a elas e realizar a reinserção social de forma mais eficaz. O vereador lembrou que em março do ano passado uma lei foi aprovada na Câmara e sancionada contendo o Plano Municipal de Atenção à População em Situação de Rua, mas que até o momento ainda não foi regulamentada pela Prefeitura. 

Todos os participantes da audiência defenderam a imediata regulamentação para que o Poder Público inicie o mais rápido as ações integradas de promoção de saúde, assistência e segurança para as pessoas que vivem nas ruas. Entre as ações prometidas por Anselmo Pereira, está a formulação de um projeto de lei propondo a Bolsa Social. A ideia é que a Prefeitura pague às instituições de recuperação de dependentes químicos por cada pessoa tirada da rua. 

Veja Também