Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cidade de Goiás completa 294 anos e comemora com programação cultural especial

Antiga capital goiana foi palco de eventos históricos como a escravidão e a corrida pelo ouro, passado que ainda ressoa na memória dos vilaboenses.

Postado em: 25-07-2021 às 07h00
Por: Giovana Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Cidade de Goiás completa 294 anos e comemora com programação cultural especial
Antiga capital goiana foi palco de eventos históricos como a escravidão e a corrida pelo ouro, passado que ainda ressoa na memória dos vilaboenses | Foto: Reprodução

A Cidade de Goiás completa, neste domingo, 25 de julho, seus 294 anos. Fundada em 1727 pelo bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, conhecido como Anhanguera, a cidade foi capital do estado de Goiás até o ano de 1937, quando o título em questão foi transferido para a grande Goiânia.

Localizada às margens do Rio Vermelho, a região foi inicialmente chamada de Arraial de Sant’Anna, mas levou também o nome de Vila Boa de Goyas, quando foi elevada à condição de Vila Administrativa, em 1739. Mais tarde, em 1918, finalmente se tornou a história Cidade de Goiás.

Com quase 300 anos de história, a cidade carrega em sua bagagem um vasto histórico cultural, especialmente devido à preservação de sua cultura original, e é reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade. O título foi concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em âmbito mundial, em dezembro de 2001.

Continua após a publicidade

No entanto, para além da história oficial, contada nos livros, a Cidade de Goiás tem um significado único para quem a conhece de perto. Edson Júnior, 44, filho de pais vilaboenses, fala da cidade com carinho, relembrando os bons momentos que viveu ali e eventos de que participou, como o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), e destaca os acontecimentos históricos de que a cidade foi palco. “Eu vejo uma magia muito grande na Cidade de Goiás, pelo fato dos eventos históricos que cercam a cidade, a escravidão, a corrida pelo ouro, a serra dourada, que deu nome ao estádio e que é um patrimônio”, comenta.

Já a artista Laura de Freitas, de 20 anos, nascida e criada na histórica cidade, relata que tem uma relação de amor e revolta com o local. “É um lugar com muita qualidade de vida, você respira, tem uma vista maravilhosa, tem os pássaros… Mas como artista, ainda me sinto muito presa dentro dessa cidade, que tem uma herança muito tradicional e genocida, coronelista, escravocrata, isso me deixa um pouco triste”, ela declara.

Curiosamente, Laura nasceu no dia 26 de julho, um dia após o aniversário da Cidade de Goiás. Ela conta que, por esse motivo, a data em que a cidade completa anos é um momento especial para ela. “A comemoração do aniversário da Cidade de Goiás pra mim sempre foi um momento de muita festa, de muita alegria, não só pela cidade, mas também de comemorar a minha vida estando aqui nesse lugar onde eu cresci e me criei”, diz.

Este ano, a comemoração do aniversário da cidade conta com uma programação iniciada na última sexta-feira (23/07) e vai até o domingo (25). No primeiro dia, foi realizada uma apresentação da Orquestra de Violeiros da Cidade de Goiás, que foi transmitida no Facebook e no YouTube da Prefeitura.

Neste sábado, o Paço Municipal recebeu uma cerimônia alusiva aos 294 anos de Goiás, com recital de poesias e músicas e inauguração da galeria dos prefeitos e prefeitas e do Banco do Livro. Já neste domingo (25), acontece a entrega do bolo de aniversário dos 294 anos às 7h, na Feira Livre, e a Missa em Louvor a Sant’Ana, Padroeira de Goiás, às 8h, na Catedral de Sant’Ana. No mesmo dia, das 7h às 8h, a Prefeitura da cidade promove também o Dia Laranja Blitz reflexiva: É pela vida das meninas e mulheres, ação que objetiva envolver a sociedade civil no enfrentamento à violência doméstica.

Já a transferência simbólica da Capital do estado para a Cidade de Goiás, que ocorre anualmente desde 1961, não será realizada este ano, em razão da pandemia de Covid-19.

Veja Também