Confira quais serviços de Cartórios podem ser feitos pela internet em Goiás

A Central de Informações Eletrônicas do Registro Civil (CRC) é o Portal Oficial dos Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais estão

Postado em: 25-07-2021 às 17h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Confira quais serviços de Cartórios podem ser feitos pela internet em Goiás
Prestação de serviços sem a necessidade presencial tem sido aliada ao combate da pandemia e traz facilidade aos usuários | Foto: divulgação

A Central de Informações Eletrônicas do Registro Civil (CRC) é o Portal Oficial dos Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais estão facilitando os serviços cartórios para os brasileiros.  Essas plataformas juntas são responsáveis por toda a base de dados, que compreende certidões de nascimentos, casamentos, óbitos, emancipações, ausências e interdições.

O presidente da Associação dos Registradores das Pessoas Naturais de Goiás (Arpen-GO), Bruno Quintiliano, diz que o portal tornou o atendimento ao público mais ágil. “A CRC não só facilitou na emissão de CPFs nos registros civis, como também facilitou a busca dos usuários para emissão de registros de outras cidades fora da comarca em que foi tirado seu registro civil”, frisou.

Outro detalhe, segundo ele, foi o fim do tempo de espera dos Correios. “Também alguns relatórios foram centralizados com a criação da CRC, que fazia com que os cartórios tirassem um funcionário para alimentar as informações necessárias para os relatórios mensais”, afirmou Bruno.

Continua após a publicidade

Porém o serviço não é novo, uma vez que já funciona desde junho de 2016. Naquele ano, foram criadas centrais estaduais e finalmente pelo Provimento do CNJ, em 2017 foi unificado em uma única Central no Brasil: o portal destinado aos Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais, o que possibilitou a troca de informações entre eles e os órgãos públicos. Os serviços podem ser acessados pelo site oficial do Registro Civil.

Transparência

Além da disponibilidade de dados aos brasileiros, a Central Nacional alimenta o Portal da Transparência, lançado em 2018. Lá são disponibilizados aos cidadãos informações e dados estatísticos sobre nascimentos, casamentos e óbitos, quantidade de CPFs emitidos, pesquisa de cartórios por região e busca por óbitos de pessoas desaparecidas.

Veja Também