Quinta-feira, 28 de março de 2024

Câncer de pescoço pode atingir 700 goianos

O principal fator é o tabagismo que, aliado com o alcoolismo, faz com seja até seis vezes maior a incidência da doença, afirma especialista

Postado em: 26-07-2021 às 08h38
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Câncer de pescoço pode atingir 700 goianos
O principal fator é o tabagismo que, aliado com o alcoolismo, faz com seja até seis vezes maior a incidência da doença, afirma especialista | Foto: Reprodução

O mês de julho reforça uma campanha não tão conhecida, mas de extrema importância: o Julho Verde, que trata sobre a conscientização do exame precoce dos cânceres de cabeça e pescoço. Até o final de 2022, um total de 690 goianos devem ser diagnosticados com a doença, de acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Limitar o fumo e o álcool são algumas das formas de prevenir estes cânceres, explica o Dr Fabricio Henrique, Cirurgião-dentista do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo, em entrevista ao O Hoje. 

Entre a cabeça e o pescoço, o câncer mais comum é o de boca, sendo que, no Brasil, é o quinto mais frequente entre os homens. Essa doença afeta em média 15 mil pessoas ao ano, sendo que, dessas, 6 mil vão a óbito, segundo o Inca. O principal fator é o tabagismo que, aliado com o alcoolismo, faz com a incidência da doença seja seis vezes maior. 

“Nunca ter fumado é a melhor maneira de limitar o risco de contrair a doença. Parar de fumar reduz significativamente o risco de desenvolver esse tipo de câncer, mesmo após muitos anos de consumo. O mesmo vale para o álcool, portanto se deve limitar a quantidade que se ingere”, explica. 

Continua após a publicidade

Fabrício já atendeu diversos casos de pacientes com câncer de cabeça e pescoço, a exemplo de uma paciente em estado inicial de um adenocarcinoma de baixo grau. Segundo ele, é uma neoplasia de acometimento em glândulas salivares e outro com carcinoma espinocelular em um estado mais avançado, ambos em estado totalmente diferentes com acometimentos bucais. 

Além disso, a recomendação é que as pessoas evitem a infecção pelo HPV. “O risco de infecção por HPV de boca e da garganta é aumentado em pessoas que praticam sexo oral e têm múltiplos parceiros. Essas infecções são mais comuns em fumantes e podem ser provocadas por danos do fumo no sistema imunológico ou nas células que revestem a cavidade oral. Embora a infecção por HPV esteja ligada ao câncer de orofaringe, a maioria das pessoas não desenvolve esse tipo de câncer”, ressalta ele. 

Estágio avançado 

No Brasil, os dados referentes ao diagnóstico de cânceres de cabeça e pescoço, com exceção da tireoide, são alarmantes. De acordo com o Inca, em média, 76% dos casos só são diagnosticados em estágio avançado, o que dificulta o tratamento, além de elevar a taxa de mortalidade.

O doutor ressalta que, nos últimos anos, as vacinas que reduzem o risco de infecção para certos tipos de HPV se encontram disponíveis. “Essas vacinas foram inicialmente criadas para diminuir o risco de câncer de colo de útero, mas também podem reduzir o risco de outros cânceres relacionados ao HPV, como câncer de pênis, ânus, vulva e vagina”. 

Prevenção 

Limitar a exposição à luz ultravioleta é outra forma de prevenir a doença. De acordo com Fabrício, a radiação ultravioleta é um fator de risco importante e evitável para o câncer de lábio e para o câncer de pele. “Se possível, limitar o tempo de exposição aos raios ultravioleta, principalmente em torno do meio dia, quando é mais intensa. Procurar usar um chapéu de abas largas, protetor solar e protetor labial com fator de proteção, de pelo menos, 30”, informa. 

Outra orientação dada pela profissional é ter uma alimentação saudável. “Uma dieta pobre está associada ao câncer de boca e orofaringe, embora não se saiba que substâncias presentes em alimentos saudáveis ​​podem ser responsáveis pela redução do risco desses cânceres”, finaliza. 

Câncer de boca 

Dentre os cânceres, temos o câncer de boca, que são tumores malignos que acometem a boca e parte da garganta. Pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdalas e glândulas salivares. Além do fumo e do álcool, outros fatores que podem levar a pessoa a ter câncer de boca são a falta de higiene bucal e a alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente, em vitamina C. A exposição excessiva ao sol também aumenta o risco de desenvolvimento do câncer do lábio.

O exame da boca pode ser realizado por profissionais de saúde treinados dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e de postos ou centros de saúde podem realizar o exame, bem como realizar o autoexame.

Projeto pretende instituir em Goiás o Julho Verde

Neste mês, o deputado Gustavo Sebba (PSDB) protocolou na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o processo 6060/21, relativo a projeto de lei que institui em Goiás o Mês Estadual de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço – Julho Verde. A matéria já foi encaminhada para análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e posteriormente será deliberada com votação em dois turnos no Plenário. 

Em suas justificativas, Sebba, que é médico, explica que os diversos tipos de câncer que afetam cabeça e pescoço, quando somados, representam a segunda causa de morte por doenças no Brasil, ficando atrás apenas dos problemas cardiovasculares. “Além disso, esse tipo de câncer costuma gerar um constrangimento público que afeta bastante a vida social das pessoas acometidas, já que, em regra, não tem como esconder seus tumores quando eles se encontram em uma parte do corpo tão evidente”, afirma.

O parlamentar explica, ainda, que o tratamento é muito caro e complexo, sendo necessário o acompanhamento de inúmeros profissionais, desde cirurgiões e médicos, até dentistas, fonoaudiólogos e psicólogos. “O custo do tratamento afeta principalmente a população de baixa renda, e foi por isso que propus essa campanha, voltada à conscientização, prevenção e enfrentamento de preconceitos que podem ser sofridos pela pessoa com câncer”, esclarece.

O presidente da Comissão de Saúde frisa também que essa é uma campanha que vem sendo reforçada em nível nacional e Goiás não poderia chegar atrasado nesse assunto. “É por isso que, além das ações, também apresentei à Mesa Diretora, o projeto de lei que trata sobre a temática”, observa.

De acordo com Gustavo, a escolha do mês de julho é justificada por ser o mês em que a campanha de combate à patologia é realizada em diversas outras unidades federativas do Brasil. “Além disso, 27 de julho é o Dia Mundial Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço”, explica. (Especial para O Hoje). 

Veja Também