Preso maior adulterador de veículos de Goiás

Grupo agia sob encomenda em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis. Foram cumpridos 9 mandados de prisão e 11 de busca e apreensão

Postado em: 04-05-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Preso maior adulterador de veículos de Goiás
Grupo agia sob encomenda em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis. Foram cumpridos 9 mandados de prisão e 11 de busca e apreensão

Caio Marx

A Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA) deflagrou na manhã de ontem (3), a operação Mestres do Ofício 2. Foi dado cumprimento a 5 mandados de busca e apreensão e a dois mandados de prisão. Tal operação visava a dar cumprimento à prisão preventiva de um dos mais habilidosos adulteradores de veículos do Estado de Goiás, Cleber Marques Dutra, de 34 anos, conhecido como RYU.

O indivíduo já havia sido preso no ano de 2015 pela mesma Delegacia em operação policial nominada Mestres do Ofício e estava em liberdade há alguns meses. De acordo com Gustavo Rigo, delegado responsável pelo caso, Cleber Marques recebia os carros dos líderes da quadrilha e realizava falsificação no número do chassi, vidros e motores dos veículos, que eram revendidos posteriormente. 

Continua após a publicidade

O delegado ressaltou que Ryu era um artesão, pois a falsificação era muito bem feita e somente com um trabalho técnico de perícia para descobrir. O suspeito possuía seus próprios instrumentos, como em uma oficina realizando e ensinando o trabalho para outras pessoas. Além disso, a Delegacia prendeu  Bruno Henrique Bueno, de 22 anos, o qual estaria envolvido na prática do roubo, no dia 30/11/2016, de um Ecosport Azul no Setor Sol Nascente. 

Segundo o delegado, essa operação faz parte de uma nova prática da polícia, pois com a prisão dos receptadores e adulteradores, os que roubam os carros não tem para quem entregar os veículos, com isso, a quantidade de crimes desta natureza diminui.


Relação entre quadrilhas

A quadrilha pode ter relação com cinco homens que foram presos em outubro do ano passado, suspeitos de praticar furtos e roubos de veículos e, em seguida, tentar “esquentar” os carros com documentos de outros estados. Na ocasião, nove veículos foram recuperados com o grupo. Também foram apreendidos documentos furtados de outras unidades da Federação, placas falsas e equipamentos utilizados para fazer a remarcação dos chassis de veículos, que eram vendidos em seguida. 

Entre os presos na ação, estava Marco Antônio Pinherio, de 45 anos que recebia em sua casa veículos e motocicletas para adulterar os chassis e emitir documentação falsa. Segundo o delegado, de posse dos veículos roubados os suspeitos providenciavam a remarcação dos carros e toda documentação e, assim, transformavam um carro roubado em um veiculo legal.

Ainda de acordo com o delegado, as quadrilhas que praticam esse tipo de crime são extremamente hierarquizada. Dentro delas há um grupo responsável por roubar, o que adultera, o que falsifica, mantendo tudo sob controle desde o roubo até a venda do produto roubado. Além disso, o delegado ressaltou que os grupos são suspeitos de praticar crimes de falsidade ideológica, roubo de cargas, extorsão, além de outros. 

Veja Também