Escolas com até 100 alunos podem voltar com capacidade máxima

Depois da rede particular, ensino público retoma aulas presenciais na próxima segunda-feira. Em modelo híbrido, prioridade do retorno presencial é para estudantes sem acesso à internet

Postado em: 28-07-2021 às 08h18
Por: Maiara Dal Bosco
Imagem Ilustrando a Notícia: Escolas com até 100 alunos podem voltar com capacidade máxima
Depois da rede particular, ensino público retoma aulas presenciais na próxima segunda-feira. Em modelo híbrido, prioridade do retorno presencial é para estudantes sem acesso à internet | Foto; Reprodução

Com a aproximação do retorno às aulas pela rede estadual de ensino, marcado para a próxima segunda-feira (02), em regime híbrido, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou que escolas que contam com até 100 alunos poderão voltar com a capacidade máxima, sem necessidade de rodízio. De acordo com a pasta, a prioridade de retorno presencial é para os estudantes sem acesso à internet, com dificuldades de aprendizagem e em vulnerabilidade social. Porém, procurada pela reportagem, a Seduc não informou qual a quantidade de escolas em Goiás em que o retorno pode ser 100% presencial. Na rede privada de ensino, as aulas já foram retomadas em modelo híbrido desde outubro de 2020.

Nas demais escolas, o retorno será realizado com a ocupação de até 50% da capacidade da escola, conforme as deliberações do Centro de Operações de Emergências (COE) em Saúde Pública de Goiás para Enfrentamento ao Coronavírus. Em sistema de revezamento de alunos, haverá aulas presenciais e não presenciais, de forma complementar, para alcançar todos os estudantes. 

Entre as medidas adotadas pela Seduc para o retorno das aulas está a instalação de um sistema de reconhecimento facial que registra a presença dos alunos e servidores da pasta. O equipamento também afere a temperatura da pessoa identificada, como parte do protocolo de segurança contra a Covid-19 para retorno às aulas presenciais. Instalado em 143 unidades de ensino da região do Entorno do Distrito Federal, o recurso entra em operação em agosto e garante mais segurança para os pais dos estudantes da rede estadual. 

Continua após a publicidade

A secretária da Educação, Fátima Gavioli, afirma que essa ação mostra o cuidado que o Governo de Goiás tem com os alunos. “O estudante entra na escola, passa pela máquina e o sistema vai aferir a temperatura e registrar a frequência”, informou. “Assim, o transporte escolar e a cozinha tomam conhecimento da presença dele. Depois de 20 minutos, o pai ou responsável também recebe uma mensagem informando que o filho está na escola”, explicou.

Neste primeiro momento o sistema será instalado em todas as unidades escolares da rede estadual de ensino da região do Entorno do Distrito Federal. São contemplados os municípios de Águas Lindas de Goiás, Mimoso de Goiás, Padre Bernardo, Santo Antônio do Descoberto, Abadiânia, Alexânia, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Pirenópolis, Cabeceiras, Formosa, Vila Boa, Cristalina, Luziânia, Cidade Ocidental, Novo Gama, Valparaíso de Goiás, Água Fria de Goiás e Planaltina.

Goiânia

Na Capital, com o objetivo de garantir a segurança dos profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SME) e de toda a comunidade escolar, a Prefeitura vai adotar a testagem ampliada de antígeno para covid-19 para todos os servidores que atuam nas unidades de ensino. Com previsão de retorno das aulas presenciais em um formato híbrido e escalonado, o município já programou as primeiras testagens para os dias 17, 19, 24, 26 e 31 de agosto.

Em Goiânia, as instituições devem abrir as salas de aula em um modelo híbrido com 50% de capacidade. Antes integrais, os Cmeis funcionarão nos turnos matutino e vespertino. Já os alunos do 1º ao 5º ano farão revezamento diário. Já no ensino fundamental o revezamento será semanal. Nos três níveis, o retorno se dará com aulas presenciais e com o envio de atividades para casa e a utilização do sistema digital de aprendizagem. Os pais e responsáveis terão a opção de escolher também apenas pelo ensino remoto.  

Outra medida que precede o retorno das aulas é a convocação de mais de 170 pedagogos em processo de substituição pela Prefeitura de Goiânia. Publicado no Diário Oficial do Município (DOM) da última sexta-feira (23), os candidatos convocados deverão apresentar toda a documentação requerida diretamente na respectiva Coordenadoria Regional de Educação que consta no Edital entre os dias 27, 28 e 29 de julho, das 8h às 12h ou 14h às 18h. (Especial para O Hoje).

Veja Também