Mesmo com avanço da variante Delta, SP deve liberar capacidade máxima de estabelecimentos

Anúncio foi feito pelo governador João Doria (PSDB) em uma rede social; país possui 169 casos confirmados da variante que é mais transmissível.

Postado em: 28-07-2021 às 14h58
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Mesmo com avanço da variante Delta, SP deve liberar capacidade máxima de estabelecimentos
Anúncio foi feito pelo governador João Doria (PSDB) em uma rede social; país possui 169 casos confirmados da variante que é mais transmissível | Foto: Reprodução

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou na tarde desta quarta-feira (28/07), a liberação da capacidade máxima de estabelecimentos comerciais no Estado a partir do dia 17 de agosto. Segundo Doria, a retomada deve ocorrer de forma segura com uso de máscaras, sem aglomerações e seguindo protocolos de higiene.

A liberação ocorre com o avanço da variante Delta, originária da Índia, que é mais contagiosa. Na última terça-feira (27), o Ministério da Saúde confirmou 169 casos da cepa no país, 15 deles em São Paulo, e recomendou intensificar o sequenciamento genômico das amostras positivas para a Covid-19 para identificar a variante.

Além disso, outra recomendação do ministério é a notificação de casos, rastreamento de contatos, isolamento de casos suspeitos e confirmados, notificação imediata e medidas de prevenção em áreas de suspeita de circulação desta cepa.

Continua após a publicidade

A variante delta é uma das chamadas “variantes preocupantes” classificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por terem a possibilidade de gerar reinfecção em quem já teve a doença ou de possivelmente escapar da cobertura vacinal. Porém, nos países com vacinação mais avançada, a grande maioria dos casos novos são em pessoas que ainda não se vacinaram completamente com as duas doses.

Vacinação

Uma das justificativas apresentadas pelo governo de São Paulo é o aumento da cobertura vacinal. Nesta quarta-feira, o governo do Estado decidiu antecipar, mais uma vez, o calendário de vacinação contra a covid-19. O objetivo é terminar de vacinar toda a população adulta do estado com ao menos a primeira dose de imunizante até o dia 16 de agosto, quatro dias antes do inicialmente previsto, e iniciar a vacinação de adolescentes com idade acima de 12 anos no dia 18 de agosto.

Doria, disse que essa antecipação do calendário de vacinação será possível porque o estado adquiriu doses extras do imunizante CoronaVac do laboratório chinês Sinovac. Isso também vai depender do envio de mais doses pelo Ministério da Saúde.

A previsão do governo de São Paulo é vacinar os adolescentes com comorbidades, que tenham idade entre 12 e 17 anos, de 18 a 29 de agosto. De 30 de agosto a 5 de setembro serão vacinados adolescentes no geral com idades entre 15 e 17 anos. Já os adolescentes com idades entre 12 e 14 anos, sem comorbidades, serão vacinados a partir do dia 6 de setembro.

Apesar desse adiantamento do calendário, a capital paulista ainda sofre com falta de doses para vacinação. Esta semana, a cidade de São Paulo prevê vacinar pessoas com idades entre 28 e 29 anos. A vacinação de quem tem 29 anos já foi iniciada. Mas a prefeitura ainda aguarda a chegada de novas doses para poder confirmar o dia de início da vacinação para o público de 28 anos.

Mais de 35 milhões de doses de imunizantes foram aplicadas em todo o estado e 76% da população com idade acima de 18 anos está imunizada ao menos com a primeira dose. Até agora, 21% da população do estado completou o esquema vacinal.

Veja Também