Lobos-guará nascem no Zoológico de Goiânia, em programa pela conservação da espécie

O nascimento dos quatro filhotes em cativeiro é essencial para a preservação dos animais, que sofrem ameaça de extinção

Postado em: 28-07-2021 às 17h17
Por: Giovana Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Lobos-guará nascem no Zoológico de Goiânia, em programa pela conservação da espécie
O nascimento dos quatro filhotes em cativeiro é essencial para a preservação do animal, que sofre ameaça de extinção | Foto: Reprodução/Prefeitura de Goiânia

Quatro filhotes de lobos-guará, animal típico do Cerrado e ameaçado de extinção, nasceram nesta quarta-feira (28/07) no Zoológico de Goiânia. Eles integram um programa de conservação da espécie Lobo-guará, firmado entre a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab), do qual o Zoológico de Goiânia é membro, em parceria com o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O presidente da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), Valdery Jr., explica que o programa determina que apenas zoológicos associados à Azab possam participar de manejo fora do ambiente natural do animal.

“O objetivo é garantir a manutenção de Populações de Segurança (banco genético) para fins de conservação. Para isso, nos comprometemos a seguir as recomendações dos comitês para as ações necessárias, visando manter esses animais nas melhores condições possíveis”, esclarece ele.

Continua após a publicidade

O Lobo-guará possui uma grande importância ecológica, sendo um importante dispersor de sementes e um forte símbolo do Cerrado. Hoje, o animal sofre com a destruição de seu habitat, o que acarreta na ameaça de extinção da espécie.

Lobo-guará adulto. Foto: Reprodução

Para Valdery, a reprodução do Lobo-guará em cativeiro em Goiânia garante a compravação de que os animais que vivem ali estão saudáveis e bem cuidados. “Para nós, é importante não só acolher esses animais que aqui chegaram órfãos, vítimas de atropelamentos, acidentes ou tráfico, mas contribuir com a preservação das espécies e também para que através da reprodução desses animais seja possível o repovoamento de áreas onde já não existem mais”, destaca o presidente da Agetul.

Outras espécies endêmicas que podem ser encontradas no Zoológico de Goiânia são a onça-pintada, o macaco-aranha-de-testa-branca, o tamanduá-bandeira e a ararajuba.

Veja Também