Projetos auxiliam população em situação de vulnerabilidade social

Arrecadações ajudam famílias carentes nessa época de frio

Postado em: 29-07-2021 às 09h49
Por: Maiara Dal Bosco
Imagem Ilustrando a Notícia: Projetos auxiliam população em situação de vulnerabilidade social
Arrecadações ajudam famílias carentes nessa época de frio | Foto: Reprodução

Diante dos dias mais frios com previsão de assolar Goiás e Goiânia nos próximos dias, muitas pessoas e projetos se mobilizam para auxiliar quem vive em situação de vulnerabilidade social, seja nas ruas ou em comunidades, com a doação de agasalhos, alimentos e itens de primeira necessidade. Exemplo disso é o projeto social Invisível GO, que visa ser a ponte entre pessoas em situação de rua e a sociedade. À frente do projeto, que teve início em janeiro de 2018, e que conta com 110 voluntários e não tem nenhum vínculo político ou religioso, a publicitária Ludymilla Lima explica que o foco é a doação de kits de higiene à essa população no decorrer do ano. Entretanto, o Invisível GO também realiza ações pontuais compreendendo as necessidades que vão surgindo. “No frio, como agora, unimos esforços para arrecadar e doar agasalhos e cobertores. No calor, por exemplo, levamos mais água para auxiliar na hidratação, e durante a pandemia também distribuímos máscaras”, conta.

“Nós procuramos os locais em que essas pessoas possam estar, e, em média, conseguimos alcançar 40 pessoas por ação, principalmente no Centro, em Campinas, Setor Norte Ferroviário e em ações pontuais  realizadas em Aparecida de Goiânia. No próximo mês, voltaremos a funcionar normalmente, já que, durante a pandemia, nós não estávamos realizando entrevistas, e sim realizando a distribuição dos itens de uma forma mais rápida e dinâmica”, destaca Ludymilla. Além disso, ela pontua que com a união de esforços, é possível alcançar mais pessoas em situação de vulnerabilidade social. “É muito importante a parceria entre os projetos sociais. Na época do frio levamos agasalhos e outros projetos, como o Tio Cleobaldo, que leva sopa, e a Cufa – Central Única das Favelas -, que tem foco em crianças, por exemplo. Buscamos sempre entender onde cada projeto estará para conseguirmos atender, em conjunto, mais pessoas”, afirma a publicitária.

Segundo Ludymilla, é importante que as pessoas lembrem que, quando é realizada a entrega de cobertores, por exemplo, quem está em situação de rua não tem onde guardá-los, e que, com isso, na próxima onda de frio, eles precisarão novamente destas doações. Por isso são tratados como produtos recorrentes. A publicitária deixa um pedido. “Que toda a população possa colocar um cobertor ou um agasalho no carro, para que, ao encontrar alguém em situação de rua, passando frio, possa realizar a doação. Por vezes, se torna difícil encontrar pessoas que estão sozinhas nas ruas, também precisando de ajuda, então se cada um fizer um pouco, conseguimos auxiliar mais pessoas”, finaliza.

Continua após a publicidade

Comunidades carentes

Os dias mais frios também são mais difíceis para as famílias que vivem em comunidades carentes na Capital. Juliete Rodrigues, estudante de Direito e escrevente, está à frente do projeto social Ju Gotinhas de Amor (@jugotinhasdeamor), que, desde abril do ano passado, auxilia famílias em situação de vulnerabilidade social. Ela conta a importância do projeto também no período em que há queda das temperaturas.

“Muitas famílias acabam esquecidas neste período de dias frios. Muitos têm casas de tábua, mal acabadas, sem forro. Vento e frio acabam adentrando as casas. Assim como nas ruas, há muita necessidade nessas comunidades”, afirma Juliete. Com 25 voluntários e também sem vínculos políticos ou religiosos, o projeto está em processo para virar ONG e vem realizando ações em diversas localidades de Goiânia e Região Metropolitana, em comunidades como a localizada no Parque Santa Rita.

“Lá perto tem um campo, uma reserva. Então, nesta época faz muito mais frio ainda. Levamos caldo, agasalhos e cobertores. As crianças mesmo pedem ‘Tia Ju, traz agasalho, está frio’”, conta Juliete. Nas mais de 300 famílias que são atendidas pelo projeto, os idosos também são foco das ações. “Fomos à casa de uma senhora que sequer tinha cama. São pessoas que precisam muito porque não têm estrutura para receber o frio”, destaca, reforçando o pedido de doações. “No momento o nosso foco são as crianças. Precisamos de doações de leite e bolachas. Em um mês, conseguimos auxiliar cerca de 500 crianças com esses alimentos”, pontua.

Para contribuir com os projetos, por meio de doações, basta entrar em contato pelo respectivo Instagram de cada um: @invisivelgo e @jugotinhasdeamor.

Em nota, a Prefeitura de Goiânia afirmou que, devido à nova frente fria que chega na capital pelos próximos dias, Equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SEDHS) estão nas ruas reforçando os serviços de apoio às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, distribuindo alimentos, máscaras, moletons, cobertores e oferecendo pernoites em hotel, com jantar, café da manhã e almoço. (Especial para O Hoje)

Veja Também