Ação conscientiza sobre uso racional de medicamentos

Objetivo é ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios

Postado em: 06-05-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Ação conscientiza sobre uso racional de medicamentos
Objetivo é ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios

Quem nunca tomou algum medicamento indicado por vizinhos, parentes e amigos?! O hábito já se tornou uma prática cultural de 76,4% dos brasileiros, segundo dados da pesquisa do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade de 2014, e é a principal causa de intoxicação no Brasil.

Para alertar a população sobre os riscos da automedicação, o Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Goiás (Sinfargo) e o Conselho  Regional de Farmácia (CRF-GO) realizam no dia 6 de maio, sábado, a partir das 8 horas, no Lago das Rosas, uma ação educativa. Farmacêuticos entregarão caixas do medicamento “CURA TUDO”, criado exclusivamente para a campanha. Na bula haverá a mensagem: Medicamento Cura, mas Também Pode Matar”.

Segundo a presidente do Sinfargo, e vice-presidente do CRF-GO, Lorena Baía, o objetivo da campanha é ressaltar o papel do uso indiscriminado  de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios. “A população necessita compreender os riscos que corre ao  se automedicar,  seja comprando livremente nas farmácias os isentos de prescrição, seja utilizando o medicamento indicado ou emprestado pelo amigo, parente ou vizinho. Por isso, defendemos que o paciente consulte o farmacêutico de plantão toda vez que entrar em uma farmácia e nunca tome medicamentos sem a orientação deste profissional de saúde”.

Continua após a publicidade

A presidente do CRF, Ernestina Rocha, explica que a automedicação traz riscos à saúde, pois a ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até a morte. “A automedicação pode  agravar doenças, já que a utilização de medicamentos sem a informação adequada pode esconder determinados sintomas. Além disso, há o risco da combinação errada de substâncias, que pode anular ou potencializar o efeito da outra, e em situações extremas pode causar danos irreversíveis e até a morte”, alerta.  

Veja Também