Anápolis completa 114 anos e comemora em live com duplas sertanejas

Prefeitura da cidade promoveu programação especial durante duas semanas; encerramento será na noite deste sábado (31/07)

Postado em: 31-07-2021 às 10h08
Por: Giovana Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Anápolis completa 114 anos e comemora em live com duplas sertanejas
Prefeitura da cidade promoveu programação especial durante duas semanas; encerramento será na noite deste sábado (31/07) | Foto: Reprodução

Quase 30 anos mais antiga que a capital goiana, a cidade de Anápolis completa 114 anos neste sábado (31/07). Fundada em 1873 e elevada a vila em 1887, recebeu o título de cidade em 31 de julho de 1907, data em que se comemora o aniversário do município.

Com população estimada de 391.772 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020, Anápolis é o terceiro maior município de Goiás em população e sua segunda maior força econômica, com um PIB de mais de R$ 14.238,732 bilhões em 2018.

Apelidada de “Manchester goiana” em referência à cidade inglesa de Manchester, vizinha de Londres e caracterizada pela forte presença da indústria, Anápolis se firmou como polo industrial a partir de 1976, após a instalação do Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA).

Continua após a publicidade

Inaugurado com o objetivo de agregar valor à produção agropecuária e mineral da região, o DAIA é, atualmente, o maior distrito industrial da Região Centro-Oeste, gerando aproximadamente 17 mil empregos e garantindo a Anápolis um grande potencial logístico.

A força econômica do município se mostra nos números, uma vez que Anápolis produz o quinto maior PIB do Centro Oeste (atrás de Brasília, Goiânia, Campo Grande e Cuiabá), com um valor agregado de R$ 13,301 bilhões em 2015, além de ser a 53ª maior economia industrial do país, segundo dados do IBGE, e um dos principais centros logísticos.

A cidade possui diversificada indústria farmacêutica, sendo o maior pólo farmoquímico da América Latina, além de se destacar na indústria automobilística, de alimentos e atacadista.

Comemoração

Em homenagem aos 114 anos da cidade, a Prefeitura de Anápolis organizou uma programação especial, que teve início no dia 15/07 e se encerrará neste sábado (31).

Nas duas últimas semanas do mês, como parte da programação, foram realizados lançamentos, entregas e inaugurações, a exemplo do lançamento oficial do Centro de Referência de Tecnologia Ferroviária, a entrega da quadra poliesportiva na Escola Municipal Lindolfo Pereira da Silva, entrega de asfalto, de reforma e de obras, inauguração do Cmei Haroldo Antônio de Souza.

No sábado (31), data do aniversário, será realizada a entrega das medalhas da 42º Minimaratona, às 8h, no Ginásio Internacional Newton de Faria, em formato drive-thru. Neste ano, devido à pandemia de Covid-19, a tradicional Minimaratona de Anápolis aconteceu de uma forma diferente: para evitar aglomerações, os participantes tiveram de percorrer, entre os dias 24 e 29 de julho, um dos quatro percursos determinados, utilizando um aplicativo que registrou a quilometragem de cada corredor. A entrega de medalhas será o desfecho da iniciativa.

Já às 20h, o Arraiana Live encerra o último dia da programação de comemoração, também em formato adaptado, transmitido no canal da Prefeitura de Anápolis no YouTube. O evento contará com apresentações de Israel e Rodolffo, Maiara e Maraísa e Tierry, participação especial de Kleo Dibah e apresentação de Cuiabano Lima e Caio Afiune. Durante a realização, a Prefeitura receberá doações para ajudar pessoas em estado de vulnerabilidade social.

Veja Também