OVG entrega cobertores para famílias em vulnerabilidade social de Goiânia

Postado em: 30-07-2021 às 16h43
Por: Luan Monteiro
Ao todo, serão doados 800 cobertores a cooperativas de reciclagem e moradores em situação de rua da capital | Foto: Reprodução

Em meio à chegada da frente fria a Goiás, o Governo do Estado, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), voltou a distribuir cobertores para famílias em vulnerabilidade social.

Nesta quinta-feira (29/07), mais de 500 peças foram distribuídas a catadores de materiais recicláveis que atuam em cooperativas, em Goiânia, e a pessoas em situação de rua, com o apoio da Associação Tio Cleobaldo e da instituição social Sim Live. A organização estima que mais de 800 cobertores sejam distribuídos até esta sexta-feira (30).

A entrega, que levou ainda cestas básicas, brinquedos e máscaras faciais às famílias, faz parte da Campanha Aquecendo Vidas 2021, que tem o objetivo de destinar cobertores e agasalhos a entidades sociais, pessoas em situação de rua, comunidades quilombolas, assentamentos, ocupações e a famílias em vulnerabilidade social. “Não podemos desconhecer o problema social que existe. As pessoas passam por momentos de necessidade, nós temos que atendê-las”, reforçou o governador Ronaldo Caiado (DEM).

Na última quarta-feira (28/07), primeiro dia da ação, famílias beneficiadas pelo Banco de Alimentos da OVG receberam outros 250 cobertores. Elas receberam o donativo ao buscar as frutas e verduras da semana na unidade da OVG.

“Com a distribuição de cobertores a essas famílias, buscamos dar mais conforto e qualidade de vida a quem mais precisa, especialmente com a chegada dessa frente fria a Goiás. Como o governador Ronaldo Caiado sempre diz: nenhum goiano ficará desamparado neste momento. Já distribuímos mais de 40 mil cobertores nos últimos meses e, podem ter certeza, não paramos por aqui”, enfatiza a presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado.

Beneficiado pela ação na quarta-feira (28), o senhor Divino Misael dos Santos, 66 anos, é atendido pelo Banco de Alimentos da OVG. Para ele, esta é uma iniciativa de extrema importância para aqueles que não têm condições. “Eu fico até emocionado em receber esse cobertor. Sou muito simples, faz muito tempo que não compro uma coberta. Estava preocupado com as notícias do frio que estava vindo, porque o dinheiro não sobra, né? Hoje, o único cobertor que eu tenho em casa é uma colcha de retalhos já bem usada. Vocês podem ter certeza que esse cobertor é um presentão e que vai fazer toda a diferença na minha casa”, agradeceu.

Divino Misael dos Santos, de 66 anos, tinha apenas uma pequena colcha de retalhos em casa. Beneficiado pelo Banco de Alimentos da OVG, ele posa com o cobertor que recebeu do Governo de Goiás na última quarta-feira (28/07).

Marcos Lambaster, 27 anos, que faz parte da cooperativa de reciclagem Cooper Rama, também ficou muito feliz em receber o donativo da Campanha Aquecendo Vidas 2021. Pai de uma menina, ele conta que pode parecer pouco, mas o cobertor, os brinquedos e os alimentos são um pouquinho a mais de dignidade que ele leva para sua família. “Sei que, quando chegar em casa com essas doações, a alegria será grande. Passar frio dói, gente. Quando é com um filho, a dor é maior ainda. É um alívio saber que agora o governo tem olhado para os mais pobres e que podemos confiar, que não estamos desamparados”, comentou.

Investimentos

Em 2021, 40 mil cobertores novos foram adquiridos e distribuídos a entidades sociais, pessoas em situação de rua, comunidades quilombolas, assentamentos, ocupações e a famílias em vulnerabilidade social, principalmente crianças e idosos, de todos os 246 municípios goianos. As peças são fruto de um investimento de mais de R$ 1,3 milhão por parte do Governo de Goiás. Nos últimos três anos, R$ 3,7 milhões foram empregados pelo Governo do Estado na compra de 130 mil cobertores novos.

De acordo com a diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, os investimentos na assistência social são constantes. “São muitas pessoas que hoje têm mais segurança e conforto graças a esse grande e necessário investimento realizado pelo Governo de Goiás”, pontua Adryanna.

Compartilhe: