Parte dos municípios goianos não adere ao retorno presencial das aulas

Em Goiânia, as instituições abrem as salas de aula em um modelo híbrido com 50% de capacidade.

Postado em: 31-07-2021 às 09h43
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Parte dos municípios goianos não adere ao retorno presencial das aulas
Em Goiânia, as instituições abrem as salas de aula em um modelo híbrido com 50% de capacidade | Foto: Reprodução

Com parte dos trabalhadores da educação vacinados somente com a primeira dose contra a Covid-19, alguns municípios optaram por não retornar às aulas presenciais ainda neste mês, como acontecerá em Goiânia, por exemplo. Em Trindade, o segundo semestre será iniciado com o ensino remoto, conforme adianta o secretário de educação do município, Sérgio Sanches.

Segundo ele, a vacinação completa dos professores só deve ocorrer no dia 20 de agosto. “Percebendo aumento nos casos, vamos ter esse cuidado. Pensamos que em setembro poderemos voltar com as aulas presenciais, com entre 30% e 50% dos alunos”, informa. O cenário se repete nos municípios do Entorno do Distrito Federal (DF), como Luziânia e Águas Lindas de Goiás.

No município de Aparecida de Goiânia, a retomada ocorre com turmas de até 30% dos estudantes. São cerca de 46 mil alunos matriculados em 115 escolas. Anápolis terá 50% da capacidade de alunos no retorno. Em Itumbiara, o retorno das aulas será com 50% dos alunos nas unidades escolares e que as turmas irão se revezar a cada semana. “Estamos já nos preparando e organizando o retorno”, diz a secretária de educação da cidade, Silvana Fernandes. Já na cidade de Caldas Novas, o retorno estava previsto para segunda-feira (2), mas a decisão foi suspensa após o aumento de casos de Covid-19.

Continua após a publicidade

Capital

Em Goiânia, as instituições abrem as salas de aula em um modelo híbrido com 50% de capacidade. Embora o retorno das aulas presenciais na rede estadual esteja prevista para o dia 2 de agosto, mas podendo ser revista devido às altas ocupações de leitos de UTI para tratamento da Covid-19, a volta às aulas na rede municipal só deve acontecer no dia 16 de agosto com rígidos protocolos de segurança. Durante este.período, a Secretaria Municipal de Educação (SME) vai realizar a sanitização de todas as 372 unidades de ensino, abrir novas vagas em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e acompanhar a conclusão do ciclo de vacinação contra a Covid-19 em profissionais da pasta. E

O secretário municipal de Educação da capital, Wellington Bessa, explica que a Prefeitura de Goiânia definiu rigorosos parâmetros para a volta às aulas e que implantou, no último semestre, protocolos de biossegurança em todas as instituições de ensino. “As escolas e os Cmeis estão preparados para receber os nossos alunos e os servidores. Essa foi a determinação do prefeito Rogério Cruz, por isso todas as unidades receberam equipamentos de proteção e serão acompanhadas de perto pela SME. Os pais e responsáveis podem ficar tranquilos, pois elaboramos um Plano de Retomada que garante a segurança de toda a comunidade escolar e recupera o tempo perdido durante a pandemia”, reforça. 

Cmeis

Antes integrais, os Cmeis funcionarão nos turnos matutino e vespertino. Já os alunos do 1º ao 5º ano farão revezamento diário. Já no ensino fundamental o revezamento será semanal. Nos três níveis, o retorno se dará com aulas presenciais e com o envio de atividades para casa e a utilização do sistema digital de aprendizagem. Os pais e responsáveis terão a opção de escolher também apenas pelo ensino remoto.

Além da capacidade reduzida de atendimento, da entrega de kits de higienização para todas as unidades e dos protocolos de biossegurança que incluem marcações e distanciamento e espaçamento seguro entre os educandos. Dentre os itens que estão sendo adquiridos pelos gestores das instituições, estão calçados, óculos de proteção, luvas de látex, térmica e descartáveis, máscaras descartáveis (PFF-1), aventais de PVC, toucas, tapetes sanitizantes, termômetros digitais e viseiras. (Especial para O Hoje). 

Legenda: Unidades escolares da Capital abrem as salas de aula em um modelo híbrido com 50% de capacidade 

FECHA

SMS descarta testagem em massa na área da Educação antes da retomada 

Neste primeiro momento, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia descarta uma testagem em massa dos trabalhadores da educação, mesmo com o retorno presencial previsto para o próximo mês. De acordo com o superintendente de vigilância em saúde, Yves Mauro Ternes, não haverá obrigatoriedade e nem será realizada uma testagem em massa, mesmo com a incidência de alta nos casos na Capital e em Goiás. 

Ele informa que as pastas de saúde e educação trabalham em conjunto para definir a melhor forma possível de aplicação dos testes. “Não é uma exigência, mas estamos articulando uma testagem voltada para estes trabalhadores para que eles possam voltar com segurança, principalmente aqueles trabalhadores que tenham um risco maior de transmissão do Coronavírus”, afirma. 

Após o retorno das aulas presenciais, ele frisa que o controle deve ser efetivo nas escolas e realizado pelos gestores. “Casos positivos serão afastados e acompanhados de profissionais e alunos. Esse controle a possíveis casos suspeitos será feito pelo gestor da unidade. Todas as medidas vão ser adotadas para que qualquer caso suspeito seja identificado de forma precoce. A secretaria tem priorizado a vacinação dos profissionais da educação”, diz. 

Ensino remoto

As aulas na Rede Municipal de Ensino (RME) estão suspensas desde o dia 16 março de 2020. Desde então, a SME disponibilizou atividades pedagógicas aos alunos de todas as modalidades e criou novas formas de cuidar da comunidade escolar com a disponibilização de kits de alimentação aos 108 mil alunos e a realização de atividades e formações on-line. Na rede privada, as aulas presenciais retornaram em outubro do ano passado. Mesmo com a autorização do Centro de Operações de Emergência (COE) de Goiânia, a SME decidiu adiar o retorno e aguardar a imunização dos profissionais de Educação.


Agora, com a vacinação dos profissionais e a implantação de rígidos protocolos de segurança, a SME está pronta para dar boas-vindas aos profissionais e aos educandos. “Vamos retomar a aprendizagem e avançar para que esse período de ausência das aulas presenciais seja reposto. O compromisso da gestão do prefeito Rogério Cruz é garantir um ensino público de qualidade, priorizar a segurança de todos e modernizar a estrutura educacional de Goiânia”, informa o titular da SME, Wellington Bessa.

Veja Também