85% da UTIs para tratamento da Covid-19 no Estado estão ocupadas

Taxas de ocupação em UTIs e Enfermarias são maiores do que as registradas há um mês

Postado em: 02-08-2021 às 08h44
Por: Maiara Dal Bosco
Imagem Ilustrando a Notícia: 85% da UTIs para tratamento da Covid-19 no Estado estão ocupadas
Taxas de ocupação em UTIs e Enfermarias são maiores do que as registradas há um mês | Foto: Reprodução

Próximo de atingir a marca de 21 mil óbitos em decorrência pela Covid-19, o Estado de Goiás volta a registrar aumento nas taxas de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados ao tratamento da doença. Os números já são superiores aos registrados há um mês. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), na tarde de ontem (01), a taxa de ocupação dos leitos de UTI nos hospitais sob gestão estadual chegou a 85%, com 484 dos 597 leitos ocupados. Já com relação ao Município, dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, deram conta de que 78,29% dos leitos de UTI na rede municipal para tratamento de Covid-19 estavam ocupados, o que significa que dos 327 leitos, somente 66 estavam disponíveis.

Com relação às taxas de ocupação das Enfermarias, dados da SES-GO apontam que ontem (01), 56% dos respectivos leitos nos hospitais sob gestão estadual encontravam-se ocupados, ou seja, 343 dos 695 disponíveis. Já nos leitos da rede municipal, a taxa de ocupação em Enfermarias chegou a 67,88%, segundo dados da SMS. Com isso, dos 298 leitos, somente 88 encontravam-se disponíveis. Para se ter uma ideia, no primeiro dia de Julho deste ano, as taxas de ocupação nas UTIs e Enfermarias no Estado eram 82% e 55% respectivamente. Já na rede municipal, a ocupação correspondia a 75% na UTI e 52% nas Enfermarias.

Novas doses

Continua após a publicidade

Com 743.067 casos confirmados de Covid-19 e 20.804 óbitos, Goiás segue vacinando a população, ainda que a passos lentos, contra a doença. Até o momento, Goiás já aplicou 3.018.469 primeiras doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado. Com o esquema vacinal completo, seja pelo reforço ou pela aplicação de vacina em dose única, foram imunizadas 1.166.458 pessoas.

No último sábado (31), chegaram ao Estado 233.130 doses de vacinas contra a Covid-19. Destes, 127.530 são imunizantes Comirnaty, fabricados pelo laboratório Pfizer. Outras 105.600 são unidades da CoronaVac, do Instituto Butantan, Segundo a SES-GO, todas as vacinas do laboratório Pfizer serão destinadas para a primeira dose. Já os imunizantes do Butantan serão divididos em primeira e segunda aplicações.

Vacinação na Capital  

Com a chegada de 39.984 doses de vacinas contra a Covid-19 na tarde do último sábado (31), a Prefeitura de Goiânia anunciou que vacinará pessoas de 33 anos ou mais, por agendamento, a partir de hoje (02). Segundo a Prefeitura, a maior quantidade de doses também permitiu à SMS abrir o agendamento para vacinação em todos os dias desta semana.

Por meio do aplicativo Prefeitura 24 horas, as pessoas podem escolher dia, horário e a unidade de saúde em que preferem ser vacinadas. No drive no Passeio das Águas não haverá vacinação por conta do tipo de vacina que chegou. Grávidas, puérperas e idosos seguem sendo vacinados, sem agendamento, no Ciams Dr Domingos Viggiano, no Jardim América. As pessoas com comorbidades e outros grupos prioritários, que também não precisam agendar, continuam sendo atendidas no CSF Leste Universitário. A segunda dose dos imunizantes AstraZeneca e Pfizer continua sendo ministrada em 13 pontos, também sem agendamento. (Especial para O Hoje)

Veja Também