Quinta-feira, 28 de março de 2024

Ultramaratonista Márcio Villar vai percorrer o Caminho de Cora Coralina

O ultramaratonista, que já foi recordista mundial, percorrerá a partir deste sábado (14/08), os 300km do Caminho de Cora Coralina, além de realizar palestras em oito municípios

Postado em: 10-08-2021 às 18h43
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Ultramaratonista Márcio Villar vai percorrer o Caminho de Cora Coralina
O ultramaratonista, que já foi recordista mundial, percorrerá a partir deste sábado (14/08), os 300km do Caminho de Cora Coralina, além de realizar palestras em oito municípios | Foto: Divulgação

O ultramaratonista, Márcio Villar, virá a Goiás para percorrer a pé os mais de 300km do Caminho de Cora Coralina. A trilha começa em Corumbá de Goiás e vai até a Cidade de Goiás. O roteiro que une poesia, história, natureza, arquitetura, folclore, gastronomia e muita cultura regional, será palco da Expedição Desafiando Limites, entre os dias 14 e 21 de agosto. Além disso, Márcio fará palestras nos oito municípios pelos quais passa o caminho, contando sua história de superação no esporte.

O atleta foi convidado para ser um dos embaixadores da trilha e assumiu a missão de divulgar o percurso, tanto nacional quanto internacionalmente. Por Villar sempre ter associado o atletismo à iniciativas sociais, o governo estadual decidiu realizar várias ações sociais durante a expedição nos municípios por onde o atleta passará.

O Governo de Goiás também firmou parceria com a Associação de Caminho de Cora Coralina (ACCC), que auxiliou na divulgação do evento, articulação com apoiadores, disponibilização de material promocional, assessoria para as secretarias do Estado atuarem na região e nas indicações dos melhores locais de apoio (hospedagem e alimentação) ao longo caminho.

Continua após a publicidade

Além disso, o governo estadual firmou parceria com a Enel, que realizará serviço de troca por clientes de até 10 lâmpadas incandescentes ou fluorescentes (exceto modelos tubulares) por outras lâmpadas de LED. Estas são até 80% mais econômicas e duram 10 vezes mais que as de modelo antigo. Será disponibilizada também uma unidade móvel, onde estarão disponíveis todos os serviços da empresa, com destaque para cadastro Tarifa Social Baixa Renda, dentre outras ações.

A trilha, que atrai turistas em nível nacional e internacional, corta oito municípios, oito povoados e três unidades de conservação ambiental. O atrativo leva o nome da famosa poetiza e doceira goiana, Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, popularmente conhecida como Cora Coralina. Durante a caminhada, os peregrinos encontram, além da sinalização, placas em que podem refletir com frases e poesias da escritora.

No último mês de julho, Márcio Villar conheceu alguns trechos do percurso e comentou sobre as belezas do roteiro. “É tudo muito lindo. Vi vários tucanos, a natureza é maravilhosa e o céu estrelado à noite é lindo. Cada pôr do sol, um mais deslumbrante que o outro. A trilha é perfeita para desestressar e descansar a mente”, comenta o ultramaratonista.

Desta vez, o atleta carioca não pretende bater nenhum recorde mundial mas sim, ter tempo para contemplar as belezas do cerrado goiano. Em janeiro de 2022, Márcio fará uma prova nos Estados Unidos e pretende levar o material sobre o Caminho de Cora Coralina, em inglês para promover a trilha.

Ações sociais

Além da expedição, o Governo de Goiás preparou ações sociais que ocorrerão nos municípios e povoados que forem visitados por Márcio Villar. Em uma soma de união de diversas pastas de administração, bem como de parceiros que irão realizar entregas para a população de maior vulnerabilidade dessas localidades.

O governo também terá equipes de diversas pastas visitando produtores rurais da região, cadastrando empreendedores que buscam linhas de crédito da Goiás Fomento, realizando cursos de captação e entregando material de divulgação do Caminho de Cora em pontos estratégicos.

As pastas são formadas pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Secretaria da Cultura, Secretaria da Retomada, Secretaria de Desenvolvimento Social, Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Enel, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Goiás Fomento, Goiás Telecom e Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO).

Veja Também