Governo reorganiza hospitais estaduais, que deixam de atender apenas urgências

As unidades de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Santa Helena de Goiás e Trindade passam a ser chamadas, respectivamente, de Heana, Heapa, Herso e Hetrin

Postado em: 11-08-2021 às 15h43
Por: Giovana Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Governo reorganiza hospitais estaduais, que deixam de atender apenas urgências
As unidades de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Santa Helena de Goiás e Trindade passam a ser chamadas, respectivamente, de Heana, Heapa, Herso e Hetrin | Foto: Reprodução

Em decreto que reorganiza o Complexo Estadual de Serviços de Saúde de Goiás, publicado nesta quarta-feira (11/08) no Diário Oficial do estado, o governador Ronaldo Caiado (DEM) alterou os nomes e as siglas de quatro hospitais da rede estadual de acordo com perfil das estruturas de saúde que não se limitam mais a atender apenas casos de urgência. Anteriormente chamados de Huana, Huapa, Hurso e Hutrin, as unidades de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Santa Helena de Goiás e Trindade, respectivamente, recebem os nomes de Heana, Heapa, Herso e Hetrin.

“Essa necessidade de reorganização não se limita somente à mudança de nome, pois várias unidades foram estadualizadas e inauguradas pelo governador Ronaldo Caiado, sendo acrescentados como hospitais do Estado”, explica o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino. “Algumas estavam fora do organograma, e o decreto veio organizar essa rede, reforçando que são unidades estaduais”, complementa Alexandrino.

Na nomenclatura anterior, os hospitais eram identificados como unidades de urgência. Entretanto, com a ampliação dos serviços da rede, esses locais também realizam outros tipos de atendimentos, como cirurgias eletivas ortopédicas, abdominais (vesículas) e ginecológicas de baixa e média complexidade, por exemplo

Continua após a publicidade

O governador também determina que o Manual de Padronização Visual do Complexo Estadual de Serviços de Saúde de Goiás, editado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), “deverá ser seguido e implantado pelos gestores públicos e/ou parceiros privados de todos os equipamentos públicos de saúde pertencentes ao Estado de Goiás”. O decreto não cita custos com as mudanças de fachadas e material dos hospitais.

Em 2019, Caiado já havia alterado para Policlínicas os nomes das Unidade Estadual de Saúde Especializada (USEs), criados pelo governo anterior. Agora, a mudança exclui dos nomes dos hospitais em questão o termo “de urgências”, passando a ser apenas Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana); Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Caio Louzada (Heapa); Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin); e Hospital Estadual de Santa Helena Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso).

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) e o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), ambos em Goiânia, não tiveram os nomes alterados.

Veja Também