Coleta seletiva recicla 7,4% do lixo

A coleta seletiva de Goiânia é responsável pela destinação de aproximadamente 7,4% do lixo reciclável de Goiânia. O número é referente aos

Postado em: 17-05-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Coleta seletiva recicla 7,4% do lixo

A coleta seletiva de Goiânia é responsável pela destinação de aproximadamente 7,4% do lixo reciclável de Goiânia. O número é referente aos meses de janeiro e fevereiro deste ano. A média da coleta é de 3,8 mil toneladas mensais. Os recicláveis secos são destinados às varias cooperativas associadas à prefeitura. Entre os dois meses, foram coletados 2.681 toneladas de lixo reciclável. 

Ao todo, a Companhia Municipal de Urbanização de Goiânia (Comurg) coletou 36.136 toneladas de orgânicos nos dois primeiros meses, mesmo considerando a crise que atormentou o serviço de coleta no inicio deste ano. O órgão ressalta que do lixo produzido em Goiânia daria para tirar 40% dos recicláveis misturado aos orgânicos. Isso, havendo separação correta em dentro das residências goianienses.


Continua após a publicidade

Evolução 

De acordo com o presidente Comurg, Denes Pereira, no inicio da gestão 2017, a coleta estava parada. “Hoje intensificamos os trabalhos. Ao todo são 16 caminhões realizando a coleta”, conta. Denes também reforçou que o programa foi uma iniciativa do atual, prefeito Iris Rezende, em seu mandato no ano de 2008. 

A coleta teve seu inicio em novembro de 2008, e completará nove anos, desde o seu lançamento daqui cinco meses. Desde a sua criação, muito se evoluiu. Em 2008, para evitar que os materiais recicláveis fossem destinados ao aterro sanitário, e beneficiar famílias em cooperativas de catadores, a coleta era realizada apenas nos bairros considerados grandes geradores de resíduos. 

Um ano depois, o sistema que utilizava os Pontos de Entrega Voluntário (PEV), passou a atender a porta das residências do município. Atualmente a coleta acontece por pelo menos uma vez na semana. E o morador de cada bairro, atento ao dia da coleta, pode separar os resíduos em sua porta. Ao soar do caminhãozinho, a coleta é realizada.  (Wilton Morais) 

 

Veja Também