Aulas presenciais na Capital retornam hoje

Será adotado modelo de revezamento que prevê a ocupação de 50% das salas

Postado em: 16-08-2021 às 08h40
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Aulas presenciais na Capital retornam hoje
Será adotado modelo de revezamento que prevê a ocupação de 50% das salas | Foto: Reprodução

As atividades nas escolas municipais retornam hoje (16) em um modelo de revezamento que prevê a ocupação de 50% das salas de aula. Os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), que antes funcionavam em período integral, vão atender em modelo híbrido e dividir as crianças entre os turnos matutino e vespertino. Já os estudantes do 1º ao 5º ano farão revezamento diário e os alunos do 6º ao 9º ano farão revezamento semanal.

Nos primeiros 15 dias deste mês, as unidades também organizaram os horários em que os estudantes frequentarão as instituições educacionais. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), as famílias tiveram a opção de escolher pelo ensino híbrido ou 100% remoto mediante a assinatura de um termo. Os conteúdos repassados aos alunos serão os mesmos nas duas modalidades de ensino.

Para garantir um retorno seguro das atividades, a Prefeitura de Goiânia disponibilizou kits de higienização para todas as unidades, orientou sobre as marcações de distanciamento seguro entre os educandos e destinou verba para a aquisição de itens de proteção. Dentre os equipamentos adquiridos pelos gestores das instituições estão calçados, óculos de proteção, luvas térmicas e descartáveis, máscaras descartáveis (PFF-1), aventais de PVC, toucas, tapetes sanitizantes, termômetros digitais e viseiras.

Continua após a publicidade

Testagem ampliada

Além disso, o município já anunciou que vai adotar a testagem ampliada de antígeno para Covid-19 para todos os servidores que atuam nas unidades de ensino. Até agora, a SME e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já programaram as primeiras testagens para os dias 17, 19, 24, 26 e 31 de agosto.

Os exames serão realizados semanalmente nas Coordenadorias Regionais de Educação, unidades situadas nos seguintes bairros: Cidade Jardim, Setor Leste Universitário, Setor Sudoeste, Urias Magalhães e Nova Suíça. A medida vai ao encontro dos critérios preconizados pelos especialistas e órgãos internacionais para a retomada segura das aulas.

Novo método

Em entrevista coletiva realizada na última semana, o prefeito Rogério Cruz contou que pediu ao secretário municipal de Educação, Wellington Bessa, um estudo detalhado sobre a atual metodologia de ensino e a implantação de um novo método a partir do próximo ano. O objetivo é evitar que crianças saiam dos Cmeis sem saber ler e escrever.

“É inadmissível que uma criança de cinco ou seis anos saia do Cmei e vá para a escola sem conhecer vogais, alfabeto e sem vocabulário. Não se pode ensinar a elas apenas sobre cuidados com cabelo e vestimenta. Se nas unidades particulares, elas saem com conhecimento de alfabeto e vocabulário, nas públicas deve acontecer o mesmo”, concluiu. (Daniell Alves, especial para O Hoje)

Veja Também