Urgente: Hemorrede Pública de Goiás solicita doadores de sangue

Unidades de Goiás estão com déficit de 20% no estoque ideal de bolsas de sangue

Postado em: 16-08-2021 às 16h08
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Urgente: Hemorrede Pública de Goiás solicita doadores de sangue
Unidades de Goiás estão com déficit de 20% no estoque ideal de bolsas de sangue | Foto: Reprodução.

A Hemorrede Pública de Goiás está solicitando voluntários para manutenção de estoque de bolsas de sangue. A unidade do estado está com déficit de 20% no estoque ideal, o qual corresponde à 2 mil bolsas. Os voluntários podem comparecer a qualquer unidade do Governo de Goiás.

Os tipos sanguíneos que mais estão contribuindo para esse déficit são os de Rh negativo, por serem os de menor frequência na população consequentemente são os de maior dificuldade de manutenção nos hemocentros. Os voluntários podem se dirigir a unidades de Goiânia, Jataí, Catalão, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu.

A diretora técnica da Hemorrede, Ana Cristina Novais, reforçou a importância da doação em tempos de pandemia. “É importante destacar que a pandemia não interrompeu os atendimentos nas unidades públicas de saúde. Muitas pessoas dependem de transfusão sangue, sem contar os atendimentos emergenciais relacionados a acidentes automotivos, transplantes e outros procedimentos”, ressalta.

Continua após a publicidade

O aumento pela demanda de doação de sangue se deu, principalmente, devido ao aumento dos casos de Covid-19 no Estado. Além disso, a diretora técnica reforçou que o apoio da sociedade para diminuir o déficit dos estoques é fundamental. “Temos tido um aumento na distribuição dos hemocomponentes nos hospitais estaduais. E com o aumento de casos de Covid-19, a demanda por sangue e demais derivados aumenta”, disse.

Para ser um voluntário, o doador deve estar saudável, pesar mais de 50 kg, apresentar documento com foto que seja válido em todo o Brasil e ter idade entre 16 e 69 anos. Caso o doador ainda não tenha completado 18 anos, é necessária a autorização dos pais ou responsáveis. Ainda, os voluntários acima de 60 anos devem permanecer em casa, uma vez que fazem parte do grupo de risco para a Covid-19.

Caso o paciente tenha se vacinado recentemente, também devem seguir algumas orientações. Após tomar a vacina da febre amarela, deve-se aguardar 30 dias, já contra a gripe, o prazo é de 48 horas após a imunização. Em relação à vacina do coronavírus, é preciso esperar o prazo de 48 horas, se a vacinação tiver sido pela CoronaVac, e sete dias após a aplicação das demais.

Pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de Covid-19 devem aguardar 14 dias para doar sangue. Já para quem foi considerado caso suspeito ou tiver testado positivo para a doença, o prazo de inaptidão é de 30 dias após a remissão dos sintomas.

Os voluntários devem fazer o agendamento pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457. É indispensável que o doador esteja utilizando máscara cobrindo a boca e o nariz para irem até o local de doação.

Veja Também