Em cinco meses, 64 capotamentos em Goiânia

Principal causa desse tipo de acidente ainda é a imprudência do motorista

Postado em: 25-05-2017 às 08h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Em cinco meses, 64 capotamentos em Goiânia
Principal causa desse tipo de acidente ainda é a imprudência do motorista

Marcus Vinícius Beck

Carros capotados, não há hora, nem lugar. De janeiro a maio deste ano aconteceram pelo menos 64 capotamentos em Goiânia. Em 2017, foram registrados 169 entre abril e dezembro. Mas a capital reduziu o número de acidentes no trânsito. Pelo menos é o que sinaliza a ONG Trânsito sem Vida, que coloca Goiânia como uma das cidades mais violentas no trânsito. 

Coordenador do curso de MBA Infraestrutura de Transportes e Rodovias do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (Ipog), Edésio Elias Lopes diz que o aumento no número de capotamento está ligado à imprudência dos motoristas. “Os motoristas são precipitados, principalmente quando realizam curvas em alta velocidade”, salienta.

Continua após a publicidade

Já o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier, acredita que a solução para se evitar acidentes está nas baladas responsáveis e campanhas educativas que estão entre os principais fatores que contribuíram para a redução no número de mortes. “Nós tivemos uma evolução. A meta que era proposta, de 28 mortes a cada 100 mil habitantes, foi alcançada”, afirma.

Definido pela Força-Tarefa da polícia militar (PM), a balada responsável ampliou a fiscalização da PM e agilizou socorro às vítimas de acidente de trânsito. Além disso, vão ser realizadas campanhas de conscientização que visarão melhorias na fiscalização e sinalização do tráfego. “O Detran vai disponibilizar mais de 1,5 mil tablets para que a Polícia Militar possa reforçar a fiscalização de trânsito”, destaca Xavier. 

Como dirigir

O especialista explica como se deve fazer para evitar capotamentos. “O condutor precisa reduzir a velocidade cerca de 20% do permitido na via quando ainda está distante da curva”, pontificou. “Se ele pisar no freio em cima da curva, o acidente pode acontecer também”.

Lopes ainda chamou atenção aos caminhões que transportam cargas especiais, como líquidos inflamáveis, que balançam dentro do compartimento e podem facilmente causar acidentes. “É preciso destacar que a maior parte dos acidentes acontece por imprudência dos motoristas. Afinal, é preciso ter velocidade para capotar”, pondera. 

“São comuns casos de pessoas que estão com cinto de segurança no banco da frente e morrem em acidentes por causa das pessoas que estavam soltas no banco de trás”, avalia, reinterando a importância de se ajustar corretamente o cinto de segurança. “O cinto no banco de trás é importante, mesmo dentro da cidade”.

Sistema online

Criado na gestão passada, o sistema online tinha propósito de agilizar registro de acidentes. Mas ao entrar no site tem formulário que deve ser preenchido, de modo a ser registrado as ocorrências de trânsito. 

Após registrar as ocorrências de trânsito, a Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) vai analisar e homologar o boletim de ocorrência. Os dados vão ser validados em até 72 horas úteis.

Veja Também