Sebrae Goiás lança Observatório do Empreendedor em comemoração aos 50 anos da entidade

Lançamento e celebração acontecem nesta quinta-feira (26/08) na capital goiana

Postado em: 26-08-2021 às 16h02
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Sebrae Goiás lança Observatório do Empreendedor em comemoração aos 50 anos da entidade
Lançamento e celebração acontecem nesta quinta-feira (26/08) na capital goiana | Foto: Reprodução

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, será recebido pelo presidente do Conselho Deliberativo, Ubiratan da Silva Lopes, e Diretoria Executiva do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Antônio Carlos Lima Neto, Marcelo Lessa e João Carlos Gouveia, para o lançamento do Observatório do Empreendedor e comemorações de 50 anos da instituição. O lançamento e celebração acontecem nesta quinta-feira (26/08), em Goiânia.

O Sebrae atua em todo território nacional, com objetivo levar sua vocação de estimular o micro e pequeno empreendedor por meio de informações e conhecimento, que o auxiliem na tomada de decisão, seja para abrir um negócio ou para manutenção e inovação. A fim de promover a competitividade e desenvolvimento sustentável dos empreendimentos destas empresas, atua na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios.

Em Goiás, o Sebrae está fortemente presente com 12 unidades regionais e previsão de ampliar para 70 unidades com pontos de atendimento fixos para o cliente. O governador do estado ressalta a parceria com a instituição. “O Sebrae tem sido um grande parceiro nosso, ele tem tido a sensibilidade de poder ajudar o estado de forma bem direta, ou seja, fazendo com que as melhorias, com que as ações cheguem nas regiões mais carentes do estado, da profissionalização da informação, da orientação. Também a formação de empreendedores deste convênio que nós fizemos com a área da educação, eu acho que esse é um ponta pé importante que se dá aos jovens que estão querendo ter a sua opção, terá também todo um convênio com o Sebrae e com a nossa secretaria da educação”, afirma.

Continua após a publicidade

O Observatório do Empreendedor consiste em um ambiente de negócios com banco de dados estatísticos, indicadores, estudos, pesquisas e perfis socioeconômicos. Além disso, serão fornecidas informações essenciais para a pesquisa de empreendedores e donos de micro e pequenas empresas para que tracem um plano de negócio ou plano estratégico de atuação no mercado regional. Com esses dados em mãos, se bem analisados, podem ser usadas como uma ferramenta para identificação de informações estratégicas sobre pequenos negócios, os quais são responsáveis pela expansão do emprego e redução das desigualdades sociais.

Segundo o presidente do conselho deliberativo do Sebrae Goiás, Ubiratan da Silva Lopes, a presença do governador na comemoração de 50 anos da instituição fortaleceu uma parceria já antiga. “Na verdade, a vinda do governados ao Sebrae veio fortalecer uma parceria que já vem de muito tempo, então essa parceria está fortalecida e a presença do governador que em comemoração dos 50 anos do Sebrae veio nos ajudar a fazer uma programação para que no ano de 2022 nós tenhamos um projeto em comemoração do Sebrae Goiás, mas também do Sebrae nacional em todas as 27 unidades da federação. Portanto, vamos juntamente com o governo do estado, juntamente com os nossos parceiros fazer essa programação para que no próximo ano de 2022 nós tenhamos um projeto completo onde venha a atender as nossas ansiedades, especialmente aqueles das micro e pequena empresa. Nossa ideia é que nós estejamos em 2022 nos 246 municípios do estado promovendo, disseminando o empreendedorismo no estado de Goiás”.

Sebrae no Brasil

O Sebrae atua em todo território nacional. Além da sede nacional, localizada em Brasília, também tem pontos de atendimento nas 27 Unidades da Federação, onde são oferecidos cursos, seminários, consultorias e assistência técnica para pequenos negócios de todos os setores. As pequenas empresas correspondem a 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e somam mais de 17 milhões de empresas formalizadas no Brasil.

Em Goiás, o Sebrae possui 12 unidades regionais. Atualmente, o estado possui 625.342 empresas, sendo que destas 603.779 são pequenos negócios, correspondendo à 97% do total. Desde o início deste ano, a instituição já realizou 232.886 atendimentos em Goiás.

Sebrae e Parcerias

O Sebrae Goiás firmou parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc) com objetivo de promover um concurso literário para estimular estudantes do ensino fundamental na rede estadual. Além disso, desenvolveu a Oficina de Empreendedorismo Cultural por meio de videoaulas. A parceria visa contribuir para o alcance das metas do Programa Educação Empreendedora, que estima atender 198 unidades escolares, 121 professores de artes e 17 mil estudantes do ensino fundamental.

Na programação do concurso, está prevista ‘avaliação da produção literária e apreciação de produções semelhantes dos estudantes por meio de um evento’ que vai ocorrer em novembro deste ano. Faz parte ainda, a diagramação e impressão de 200 livros, com obras premiadas no Concurso Literário que serão entregues em dezembro. As aplicações para o concurso começaram em abril e terminarão em setembro.

O Sebrae Goiás também firmou parceria com a Secretaria Estadual da Retomada a fim de intensificar e otimizar esforços direcionados ao apoio e estímulo do empreendedorismo no estado. O convênio será executado por meio do desenvolvimento de ações de capacitações e consultorias às micro e pequenas empresas do território goiano.

Segundo a instituição, ficará a cargo do Sebrae Goiás, oferecer suporte técnico por meio de seus consultores e/ou técnicos especializados. Apoiar a Secretaria da Retomada na execução do Programa Mais Crédito, Mais Emprego e outros que vierem a surgir, por meio de palestras, cursos, orientações e consultorias desde que dentro do portfólio de soluções do Sebrae Goiás, além de apoiar as demais atividades e iniciativas da secretaria.

Veja Também