Detran promove 1º Cãominhada em ação do Maio Amarelo

Os cem primeiros cãozinhos inscritos vão ganhar um kit caminhada, que inclui bandana para o animal e camiseta para o dono.

Postado em: 26-05-2017 às 17h40
Por: Amanda de Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Detran promove 1º Cãominhada em ação do Maio Amarelo
Os cem primeiros cãozinhos inscritos vão ganhar um kit caminhada, que inclui bandana para o animal e camiseta para o dono.

Será realizada no no próximo sábado (27), a Cãominhada, iniciativa do programa Educando e Valorizando a Vida, da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em parceria com o Detran-GO. O evento é ação do Maio Amarelo, movimento mundial de atenção à vida e pela redução de acidentes de trânsito e pretende oferecer um momento de lazer e divulgação de informações preventivas sobre transporte de animais de forma segura, além de informações sobre acidentes de trânsito envolvendo os bichinhos. 

Os donos estão convidados para levar seus bichinhos para uma hora de passeio, num percurso de quase 1 quilômetro. A ação começa às 8h, na Praça Senador José Rodrigues de Morais Filho (Praça da Feira), no Parque Amazonas e as inscrições podem ser feitas no local. A programação ainda contará com uma feirinha de doação de cães e gatos.

Continua após a publicidade

Será permitida a participação apenas de cães vacinados e vermifugados que estejam usando coleiras e guias.

Transporte de animais

A retenção de animais de estimação em caixas ou coleira é a forma mais segura para transportá-los. O ideal é que os pets estejam presos a cintos especiais, casinhas ou cadeiras adequadas, sempre no banco de trás, de forma que não comprometa a segurança do veículo ou dos passageiros em caso de colisão ou mesmo que ele desvie a atenção do condutor na direção do veículo

O artigo 235 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que a condução de animais nas partes externas do veículo é considerada infração grave. Além de somar cinco pontos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o condutor arca com multa de R$ 195,23 e poderá ter o carro retido como medida administrativa até que a situação seja regularizada. O motorista flagrado dirigindo com animais à sua esquerda, entre os braços ou pernas, soma quatro pontos à CNH ao cometer essa infração considerada média. Também há multa no valor de R$ 130,16 .

Transportar animais soltos é perigoso para os ocupantes do veículo e para o pet. Em caso de acidente de trânsito, um cachorro de cinco quilos, por exemplo, pode ser arremessado com a força de 50 quilos. A Cãominhada é realizada pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), em parceria com o Observatório da Mobilidade e Saúde Humanas e Detran-GO. 

Veja Também