Mais de 650 mil ainda não se imunizaram com nenhuma dose

Um dos motivos pode ser a recusa pela vacina

Postado em: 28-08-2021 às 08h27
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Mais de 650 mil ainda não se imunizaram com nenhuma dose
Um dos motivos pode ser a recusa pela vacina | Foto: Reprodução

Mais de 650 mil pessoas com mais de 30 anos ainda não receberam nenhuma dose da vacina contra a Covid-19 em Goiás, aponta levantamento feito pela Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO). Embora a vacinação esteja em ritmo acelerado, grande parte dos municípios ainda possui habitantes sem nenhuma dose do imunizante.

Goiânia já está aplicando em pessoas acima de 18 anos. Porém, foram verificados casos de cidades que seguiram as orientações de imunização, vacinando por ordem decrescente de faixa etária, e municípios que optaram por avançar a vacinação mesmo sem terminar de imunizar as pessoas mais velhas.

Para a superintendente de Vigilância em Saúde, da SES, Flúvia Amorim, não há motivos que explicam o fato de a imunização ainda não ter acontecido para estas pessoas, mas ela levanta algumas hipóteses. “Pode ter sido por recusa, por ter tido dificuldade em agendar num momento em que a quantidade de vacinas era pequena e até por falta de tempo”, pontua.

Continua após a publicidade

Atualmente, as recomendações são a favor de uma busca ativa para entender qual a razão da não imunização e da criação de uma repescagem, em horários alternativos, para que todas as pessoas ainda não vacinadas tenham a oportunidade de tomarem as doses necessárias para a proteção contra o coronavírus. “O município irá fazer diagnóstico do porquê naquela localidade as pessoas não estão vacinando e, diante disso, será proposta uma estratégia local. Às vezes pode ser uma recusa, em que se terá que apostar em uma política de convencimento, ou até falta de tempo, onde a proposta será de abrir vacinação no fim de semana e à noite”, diz.

Ela cita como exemplo casos de município do Distrito Federal que obtiveram melhorias na cobertura vacinal a partir da imunização em horários alternativos. “Diagnosticamos que pessoas que moravam em torno do DF e trabalhavam lá o dia inteiro, só tinham tempo para se vacinar no período noturno e aos fins de semana. Ao implementar essas propostas, aumentamos muito o número de pessoas vacinadas”, explicou.

Novo método

Desse modo, para tentar reduzir ainda mais as faixas etárias no processo de imunização da população, devem ser estabelecidos critérios baseados em uma nova resolução. A partir das novas recomendações, deverá ser feita uma busca ativa de toda a população local não vacinada de 18 anos ou mais. O método utilizado nessa busca ativa irá depender de cada município.

A previsão é que ainda seja necessário o registro oportuno de todas as doses ministradas no município, sejam de primeira ou segunda dose. Além disso, os bancos de informações que contém ‘sujeiras’ ou seja, informações incorretas, deverão ser ‘limpas’. “No banco, há pessoas que têm registrado como se tivessem tomado cinco doses, mas não é que ela realmente tomou cinco doses, isso foi um erro do registro”, exemplifica. Além disso, os municípios que finalizarem a vacinação de pessoas acima de 18 anos deverão comunicar previamente a regional para saber as estratégias previstas à imunização do público de 17 a 12 anos.

Dose extra

O governador Ronaldo Caiado anunciou pelas redes sociais que Goiás dará início à aplicação da dose de reforço contra o coronavírus na semana que vem. A vacinação vai começar por idosos que vivem em asilos. Na sequência, conforme informou Caiado, o calendário da dose extra será por ordem decrescente de idade.

Quase 4 milhões imunizados

Levantamento realizado pela SES-GO apurou que, referente à primeira dose, foram aplicadas cerca de 3,9 milhões doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado. Em relação à segunda dose, foram vacinadas 1,6 milhões de pessoas. Esses dados são preliminares e coletados no site Localiza SUS do Ministério da Saúde.

Veja Também