Quinta-feira, 28 de março de 2024

De acordo com estudo, Goiás é o 5° estado com maior aumento na pobreza

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizou um levantamento que aponta que o estado de Goiás é o quinto do país onde a

Postado em: 31-08-2021 às 09h57
Por: Pedro Jordan
Imagem Ilustrando a Notícia: De acordo com estudo, Goiás é o 5° estado com maior aumento na pobreza
Levantamento foi realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) Foto: Reprodução

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizou um levantamento que aponta que o estado de Goiás é o quinto do país onde a pobreza mais cresceu no Brasil.

Ainda de acordo com o estudo, de cada 100 goianos, 24 estão na faixa da pobreza. A pandemia de Covid-19 foi apontada como um dos principais fatores para esse cenário.


Segundo a FGV, na maioria dos estados do país o percentual de pobreza aumentou. Em Goiás, a parcela de pessoas que estão na linha da pobreza, vivendo com até R$ 450 por mês, subiu para 5,9%. No primeiro trimestre de 2019, 18,1% de famílias goianas viviam no nível da pobreza. No mesmo período deste ano, o número subiu para 24%.

Continua após a publicidade

Acima do nosso estado estão o Distrito Federal (7,9%), Rio de Janeiro (6,9), Roraima (6,4%) e Mato Grosso (6,4).
“Houve uma grande perda de ocupações devido à pandemia, o que foi bastante mitigado pelo Auxílio Emergencial em 2020, mas em 2021, no primeiro trimestre, esse auxílio foi suspendido. Os empregos que foram perdidos na pandemia eram empregos ocupados por pessoas mais vulneráveis. Eram empregos informais, de baixa qualificação, que não é possível fazer home office”, afirma o economista e pesquisador da FGV, Daniel Duque.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Goiás, a pandemia afetou a economia e, por causa disso, o governo estadual implantou ações para tentar minimizar esse impacto, como a criação da Secretaria da Retomada. Também foram feitas compras e distribuições de cestas básicas, além da distribuição de cartões com o valor de R$ 250 para complementar a renda de famílias vulneráveis.

Veja Também