Quinta-feira, 28 de março de 2024

Prefeitura prepara pacote de medidas de valorização do Centro de Goiânia

"Não queremos um Centro abandonado", disse o prefeito Rogério Cruz.

Postado em: 02-09-2021 às 18h18
Por: Alice Orth
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitura prepara pacote de medidas de valorização do Centro de Goiânia
"Não queremos um Centro abandonado", disse o prefeito Rogério Cruz. | Foto: Reprodução

A Prefeitura de Goiânia pretende lançar um pacote de medidas para revitalizar e valorizar o Centro da cidade. As alterações, por meio do novo Código Tributário, foram apresentadas pelo prefeito Rogério Cruz nesta quarta-feira (01/09).

Entre as ações sugeridas, estão a diminuição de impostos, o incentivo a aquisição de imóveis, e estímulo ao setor empresarial. O documento deverá ser encaminhado à Câmara Municipal na próxima semana para tramitação na Casa.

De acordo com o secretário-executivo da Secretaria de Finanças (Sefin), Lucas Morais, todas as pessoas que comprarem o primeiro imóvel em novos prédios no Setor Central, no valor venal de até R$ 150 mil, ficarão isentas do pagamento do Imposto Sobre Transmissão de Imóveis (ISTI).

Continua após a publicidade

Da mesma forma, os empresários que fizerem a primeira aquisição de vaga em edifícios e garagens subterrâneas, no Setor Central, terão a isenção do pagamento do Imposto de Transmissão de Imóvel (ISTI), assim como os que adquirirem o primeiro imóvel empresarial, localizado em polo de desenvolvimento econômico da Região.

Além disso, o novo Código Tributário estabelece a redução de 30% de ISTI para a primeira aquisição de imóvel empresarial na Região da Rua 44, próximo à Rodoviária de Goiânia.

Com as mudanças, a alíquota do IPTU, no Centro, também sofrerá redução. Hoje, o percentual que incide sobre o Valor Venal dos imóveis residenciais, no bairro, chega a 0,55%. Com a alteração, o limite máximo será de 0,39%.

“Não queremos um Centro, em uma cidade como Goiânia, morto, isolado, deixado, abandonado, porque muitos não estavam dando conta de pagar tributos. Pelo contrário. Queremos um Centro com qualidade de vida e pujança econômica, por isso sugerimos essas propostas e temos certeza de que serão acatadas pelos nossos vereadores”, comentou Rogério Cruz.

Com assessoria

Veja Também