Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Educação abre 11,4 mil vagas de cursos profissionalizantes

Poderão se inscrever alunos matriculados na rede pública estadual que estiverem cursando, preferencialmente, 1ª ou 2ª séries do Ensino Médio e tenham idade igual ou superior a 15 anos

Postado em: 01-06-2017 às 14h25
Por: Amanda de Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Educação abre 11,4 mil vagas de cursos profissionalizantes
Poderão se inscrever alunos matriculados na rede pública estadual que estiverem cursando, preferencialmente, 1ª ou 2ª séries do Ensino Médio e tenham idade igual ou superior a 15 anos

Estão abertas a partir desta quinta-feira (1º), no site da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), as inscrições para 11.447 vagas de cursos técnicos profissionalizantes gratuitos.

Os 16 cursos oferecidos têm carga horária entre 800 e 1.800 horas e duração de um a dois anos e meio. As formações são direcionadas para alunos da rede pública estadual e serão ofertadas nas modalidades presencial e Ensino à Distância (EAD).

Os cursos foram demandados pela Seduce ao Governo Federal por meio MedioTec – iniciativa do Ministério da Educação (MEC) no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Para realização das capacitações, a Secretaria contará com o apoio de outras instituições de ensino parceiras, de modo a atender estudantes de vários municípios goianos.

Continua após a publicidade

Estão sendo disponibilizados cursos profissionais nas áreas de informática, meio ambiente, logística, administração, segurança do trabalho, agricultura, vendas e saúde.

Poderão se inscrever alunos matriculados na rede pública estadual que estiverem cursando, preferencialmente, 1ª ou 2ª séries do Ensino Médio e tenham idade igual ou superior a 15 anos.

O edital dos cursos será divulgado no site da Seduce a partir de 1º de junho, onde os interessados deverão efetuar o cadastro para concorrer às vagas das formações profissionalizantes. Após a fase de inscrição, a Secretaria promoverá um sorteio eletrônico para o preenchimento das vagas.

Os contemplados pelo programa precisam apresentar documentação, nos locais que serão divulgados posteriormente. Os alunos matriculados nas capacitações terão direito a uma assistência estudantil para transporte e alimentação.

O MedioTec, que em Goiás é coordenado pela Seduce, conta com a parceria da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Secretaria de Desenvolvimento Econômico Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), Instituto Federal Goiano e Universidade de Rio Verde (UniRV), que abrirão várias turmas dos cursos profissionalizantes.

A Seduce ofertará diretamente 1.355 vagas em 16 cursos técnicos, que serão disponibilizados em 34 unidades da Secretaria, dispostas em 28 municípios goianos. 

Veja Também