Seduce abre mais de 11 mil vagas para cursos técnicos

O objetivo é atender estudantes de vários municípios goianos

Postado em: 02-06-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Seduce abre mais de 11 mil vagas para cursos técnicos
O objetivo é atender estudantes de vários municípios goianos

Marcus Vinícius Beck

A Secretaria de Educação e Cultura (Seduce) abriu, ontem (1), 11.447 vagas de cursos técnicos gratuitos. Os cursos oferecidos tem carga horária entre 800 e 1.800 horas e duração de um a dois anos. As formações são direcionadas a alunos da rede pública estadual, e ainda são oferecidos modalidades de Ensino à Distância (EAD). As inscrições estão abertas no site da Seduce.

Continua após a publicidade

Os cursos foram demandados pela Seduce ao Governo Federal (MEC) no âmbito do programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). Para realização das capacitações, a pasta conta com apoio de outras instituições parceiras. O objetivo é atender estudantes de vários municípios goianos.

Divulgado no site da Seduce, o edital dos cursos explica onde os interessados devem efetuar o cadastro para concorrer às vagas. Após a fase de inscrição, a Secretaria ainda promove sorteio eletrônico para preencher as vagas.

Os contemplados pelo programa precisam apresentar documentação, mas os locais que deverão levá-los ainda não foram divulgados. Matriculados nas capacitações terão direito a assistência estudantil para transporte e alimentação. 

Coordenado pela Seduce, o Medio Tec conta com apoio da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Secretaria de Desenvolvimento Econômico Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), Instituto Federal Goiano e Universidade de Rio Verde (UniRV), que abrirão várias turmas dos cursos profissionalizantes. 

Mapeamento

João Batista Peres Júnior, chefe do Núcleo de Organização e Atendimento Educacional (Nuoaed), garante que a escolha dos cursos é resultado de amplo trabalho de identificação das potencialidades regionais. “Para esta nova ação, levou-se em conta o mapeamento das demandas do mundo do trabalho. O objetivo foi mapear as necessidades locais de formação técnica, com dados sobre as oportunidades reais de inserção no mercado de trabalho”, diz. 

Veja Também