Casa do Interior tem cuidado especial com a alimentação

A unidade serve aos pacientes e acompanhantes cinco refeições diárias

Postado em: 05-06-2017 às 06h20
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Casa do Interior tem cuidado especial com a alimentação
A unidade serve aos pacientes e acompanhantes cinco refeições diárias

Da Redação

Uma alimentação balanceada proporciona o bom funcionamento do corpo, previne deficiências nutricionais e melhora as defesas do organismo. Na Casa do Interior de Goiás, unidade da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), que oferece apoio ao cidadão do interior do Estado que vem a Goiânia em busca de tratamento médico, as refeições são preparadas cuidadosamente para favorecer uma recuperação mais rápida do paciente.

A unidade serve aos pacientes e acompanhantes cinco refeições diárias: café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. “Preparamos um cardápio saudável, equilibrado, levando em conta a condição de saúde das pessoas que estão aqui. Muitos são diabéticos, hipertensos ou fazem quimioterapia e precisam ter cuidado especial com a alimentação”, explica a nutricionista da Casa do Interior, Lohanne Patrícia de Castro, ao acrescentar que cinco cozinheiras por período preparam os alimentos.

Continua após a publicidade

O excesso de sódio e óleo é evitado. Para deixar a comida mais saborosa outros temperos são utilizados. “Colocamos alho, cebola, cebolinha, ervas. A comida fica bem caseira. Muitos usuários nos procuram para elogiar e dizem que não fica parecendo comida de hospital”, conta a nutricionista.

Em refeições como o almoço, por exemplo, são servidos dois tipos de saladas (crua e cozida). As carnes vermelhas e brancas são intercaladas no decorrer da semana e pelo menos uma vez ao mês é servida carne de peixe. Para sobremesa, frutas e um doce, incluindo diet.

Dietas especiais

Alguns pacientes necessitam de dieta especial, como aqueles que usam sonda, os que passaram por cirurgia ou fazem quimioterapia. Eles são atendidos conforme as orientações médicas, explica Lohanne. “O paciente com sonda precisa de uma dieta líquida. Temos uma cozinheira que fica responsável para esse preparo”.

A nutricionista afirma que muitos acompanhantes se interessam em buscar orientações sobre a melhor maneira de alimentar seus familiares para que se recuperem mais rapidamente.  

Veja Também