Região Norte tem 1º mutirão da Prefeitura

Benfeitorias permitiram nova cara a região e atendimento à população. Região deve ganhar novo parque

Postado em: 05-06-2017 às 06h10
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Região Norte tem 1º mutirão da Prefeitura
Benfeitorias permitiram nova cara a região e atendimento à população. Região deve ganhar novo parque

Wilton Morais

A Prefeitura de Goiânia realizou no último fim de semana, o 1º mutirão da atual gestão municipal. O estande do mutirão localizado na Avenida Eurico Viana, entre os setores, Mansões Goianas e Parque das Flores, na região Norte da Capital, atendeu demandas da população. Foram atendidos, moradores de aproximadamente 15 bairros, do entorno da Avenida.

“Durante todo o meu mandato estaremos presentes em todas as regiões. Nos mutirões resolveremos os problemas mais urgentes. Hoje todos os grupos escolares, os Cmeis estão sendo reformados. Todos os postos de saúde também estão passando por limpeza e reformas. Estamos concertando asfalto, bueiro, pontes. Asfaltando ruas. A prefeitura com toda a suas forças se deslocam para os bairros que estão com uma nova visão e a população mais feliz”, disse o prefeito de Goiânia Iris Rezende ao abrir o mutirão.

Continua após a publicidade

No estande dos documentos, a estudante Renee de Sousa, 18 anos, aguardava para emitir a sua primeira Carteira de trabalho e Previdência Social (CTPS). “É muito útil, atendimento acessível. Essa será a minha primeira carteira de trabalho. Já venho procurando emprego, mas não consigo achar”, disse a estudante.

Já a desempregada Evanilda Oliveira Martins contou que no Ministério do Trabalho a documentação estava demorando muito para ser emitida. “Espero conseguir mais rápido. Essa é a minha segunda via, a primeira já está cheia. Na segunda vou no Sine, já para procurar emprego”, contou ao aguardar atendimento.

Casamento e beleza

Também no mutirão, as pessoas que procuram selar a união matrimonial, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou, no sábado (3) e domingo (4), as inscrições para o casamento comunitário da Prefeitura de Goiânia. “Vivo junta há nove anos. Agora quero casar no papel”, disse Reila Alves, autônoma que procurava informação para a inscrição do casamento. O casamento comunitário será celebrado em dezembro deste ano. 

Também por meio da Semas, a população pode cuidar da aparência. No espaço beleza, o desempregado Carlos Silva aguardava o corte de cabelo. “Está bom aqui. Tem muito tempo que estou esperando. Mas tem muita gente, vale a pena esperar e o corte ficará bom”, justificou.

Ao todo foram disponibilizados 20 cabeleireiros, sete maquiadores e uma desing de sobrancelhas que participaram da ação. Além disso, a população pode aprender sobre artesanato. E no espaço jurídico, dois apoios esclareceram dúvidas sobre programas sociais do Governo.

Plantio voluntário

A vendedora Maria Ferreira, aproveitou o mutirão para conseguir mudas de couve e almeirão. Maria também recebeu instruções de cultivo. “Foi interessante. Me deram as plantas e me ensinaram como plantar. Gosto de plantas, tenho muitas em casa; abacate, limão, cebola e de tudo um pouco”, contou a reportagem do O Hoje.

Criado em 2005, o plantio voluntário voltou aos mutirões, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e disponibilizou mais de 2,5 mil mudas de árvores.

Educação no trânsito 

No estande da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT), a comerciante Luana Cristina Xavier levou as duas filhas, Maria Eduarda, nove anos e Yasmin Moura, de cinco para aprender um pouco mais sobre a sinalização de trânsito.

“É interessante, ensinam a criança a respeitar a sinalização desde pequenos. Os mais velhos não respeitam, agora as crianças vão vendo o correto e aprendem”, disse a mãe. Para o gerente de educação para o trânsito da SMT, Horácio Ferreira, a pista interativa proporciona as crianças andarem de bicicleta e aprenderem mais sobre a importância da educação no trânsito. “É positivo. As crianças possuem muito interesse, e aprendem brincando. E brincam respeitando o próximo e as regras do trânsito”, afirmou Horácio.

Saúde

Na saúde, a Prefeitura, por meio de ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no mutirão, procurou reduzir em 25% a fila de espera pelo serviço na Central de Regulação das vagas. No mutirão os médicos realizaram o ‘Risco Cirúrgico’, avaliação necessária para que pacientes sejam submetidos a cirurgias e outros procedimentos médicos.  

Prefeitura entrega praça  

Ainda no sábado, a população do Bairro Balneário Meia Ponte, recebeu a inauguração do espaço para o lazer, a praça batizada como José Criano da Silva foi entregue como parte da programação do primeiro Mutirão de serviços da Prefeitura de Goiânia. 

Localizada na Avenida Nerópolis, o espaço é fruto de uma parceria público-privada entre o poder público municipal uma empresa de engenharia. Já na Avenida Eurico Viana, onde aconteceu o mutirão, conforme mostro a reportagem do Hoje na sexta-feira (2), equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), realizavam o trabalho final de recuperação da via. 

Também no mutirão, o prefeito Iris Rezende autorizou as reformas para retomar o funcionamento do Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária (CIAMS) Urias Magalhães, fechado em 2013. A reforma deve ficar pronta entre 15 e 30 dias, mas segundo informou a secretária municipal de Saúde de Goiânia, Fátima Mrué a unidade irá funcionar de dois a três meses após a inauguração. 

Área verde vira parque 

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, anunciou na manhã deste domingo, 4, que uma área verde, localizada no Setor Parque das Flores, será transformada em um parque municipal. A ordem de serviço para elaboração do projeto de implantação da unidade de conservação foi assinada durante vistorias do chefe do Executivo Municipal em locais que receberam obras realizadas pela Prefeitura de Goiânia e contemplaram as ações do Mutirão.

De acordo com o presidente da Amma, Gilberto Marques Neto, a área já passou por uma requalificação e já está pronta para receber as obras urbanísticas e de paisagismo. “Pista de caminhada, instalação de estação de ginástica, parque infantil, iluminação e readequação ambiental são alguns dos benefícios a serem implantados no local”, revelou o presidente. Conforme ele, serviços de roçagem, limpeza, poda de árvores e plantio de 300 mudas de árvores nativas do Cerrado foram realizados na área verde durante do Mutirão.

Quem recebeu a notícia da assinatura da ordem de serviço com muita alegria foi a dona de casa Tânia Santos. Ela tinha acabado de pegar uma muda de oiti, pelo Programa Plante a Vida.  

Veja Também