Mercado imobiliário cada vez mais tecnológico

Recursos como decorados virtuais, plantas em 3D, imagens em 360º e amplo uso da redes sociais têm revolucionado o trabalho de corretores

Postado em: 10-09-2021 às 08h53
Por: João Paulo
Imagem Ilustrando a Notícia: Mercado imobiliário cada vez mais tecnológico
Recursos como decorados virtuais, plantas em 3D, imagens em 360º e amplo uso da redes sociais têm revolucionado o trabalho de corretores | Foto: Reprodução

Permanecer uma tarde inteira no decorado à espera do cliente, debaixo de um guarda-sol montado no loteamento ou em uma movimentada avenida e, a tiracolo, muitos panfletos e folders de papel. Durante muito tempo, essas foram as principais ferramentas utilizadas por corretores de imóveis. Mas hoje, na era da tecnologia e das mídias digitais, essas ferramentas estão perdendo espaço para um bom celular na mão e idéias na cabeça.

Uma pesquisa realizada em 2020 com os mais de 400 mil corretores de imóveis registrados no Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci) demonstra que esses profissionais do mercado imobiliário passaram a adotar com mais intensidade os recursos digitais para vender e alugar imóveis, como a utilização de fotos profissionais nos anúncios em sites e portais (56%), o uso de videoconferência (51%) e as visitas aos imóveis por vídeo (47%).

“Imagens em 360º, telas interativas, realidade aumentada, decorados virtuais que podem ser acessados e visitados de qualquer lugar e a qualquer hora. Hoje são inúmeras as ferramentas digitais disponíveis para os corretores usarem”, relata Gabriel Caixeta, diretor da Skyline Inovação e Produções, empresa especializada no desenvolvimento de ferramentas digitais para impulsionar e auxiliar vendas de empreendimentos imobiliários.

Continua após a publicidade

Embora seja contratado pelas incorporadoras e construtoras, Gabriel admite que sua empresa e de seu sócio Andreyve Melo, resolve em grande parte as dores dos corretores de imóveis, que são a ponta da cadeia imobiliária que lida diretamente com o cliente. “As tecnologias digitais ampliam em muito as possibilidades de trabalho do corretor, mas sobretudo, facilitam a apresentação dos imóveis, assegurando que a informação será passada corretamente e de uma forma muito mais dinâmica e lúdica. Na Skyline, por exemplo, buscamos desenvolver soluções digitais que tragam uma experiência, não apenas agradável, mas marcante para o cliente que é atendido pelo corretor. Uma apresentação intuitiva com uso de audiovisual e imagens em 360º, fazendo com que o cliente se sinta dentro do empreendimento que nem foi construído ainda”, descreve Gabriel.

Tecnologia é aliada

Ricardo Martins, que é corretor e empresário do ramo imobiliário, viu nas redes sociais uma oportunidade de aproximar cliente e empreendimento. Para isso, ele apostou em vários aplicativos. Entre eles, o Tik Tok. “Com elas [redes sociais], eu consigo apresentar os imóveis para os clientes que moram aqui em Goiânia e até mesmo no exterior. As redes sociais me mostraram que não é necessário ter uma sede física em alguma localidade para atender aquela região”, pontua.

A pandemia foi o fator crucial para adotar essa nova forma de se comunicar. “Isso tudo aconteceu no começo da pandemia. A gente teve que entrar em lockdown. Percebi que o momento acabou aquecendo o mercado. Dessa forma, tive a ideia de fazer um vídeo para lançar no Tik Tik, já que vi que era voltada para um público mais jovem, que acabaria mostrando para os pais”, afirma.

Segundo ele, os vídeos estão cada vez mais humanizados e perdem muito o aspecto publicitário. Mas enganase quem pensa que isso não cola. Ricardo afirma que 60% das vendas aumentaram após publicar vídeos no Tik Tok, Instagram e YouTube. Mesmo assim, ele conta que boa parte do procedimento ocorre de maneira manual. “Os 99% são clientes que ainda fecham os negócios de maneira tradicional. O vídeo é um ponto de atração, vem uma conversa pelo telefone, mas todo o restante acontece presencialmente. Os outros 1% são pessoas que moram fora do País e a gente faz videoconferência dentro dos imóveis e negocia os valores. Mas vale ressaltar que todos os contratos são assinados de maneira 100% virtual”, pontua.

Ele destaca que mira em expansão, mas acredita que isso já acontece pela facilidade que a tecnologia proporciona em estar, praticamente, em todos os lugares ao mesmo tempo.

Corretores campeões de vendas e que hoje estão em cargos de gerência ou direção são unânimes em afirmar que a tecnologia nunca foi e nem será problema para aquele profissional que está sempre atualizado. “Se a tecnologia for extinguir o trabalho de alguém, será daquela pessoa despreparada, desatualizada, que não busca o contínuo crescimento, que não atualiza o conhecimento sobre técnicas de vendas”, frisa Juliano Junqueira, que atua no mercado imobiliário há 23 anos e hoje é sócio-diretor da Urbs One [braço do Grupo Urbs que trabalha com lançamentos de alto padrão]. Conforme Juliano, atualmente, 40% das vendas de sua equipe são oriundas de campanhas digitais.

Para Juliano, a tecnologia mudou muito a rotina de trabalho do corretor de imóveis, diminuindo, por exemplo, radicalmente o uso de papel. “E aí vem os contratos digitais, que estão se tornando cada vez mais comuns. Então você tem hoje como fazer a venda de um imóvel de forma totalmente digital. Na questão da apresentação temos, por exemplo, o recurso da visita virtual dos decorados, vídeos de alta definição que trazem a visualização de todas as plantas do empreendimento em 3D, você consegue entrar e visitar o apartamento de forma virtual”, elenca o diretor da Urbs One.

Inovações continuam a proporcionar mais tecnologia

Conforme Gabriel Caixeta, as ferramentas desenvolvidas pela Skyline, que atende empresas em 18 estados brasileiros mais o Distrito Federal, ajudam até no treinamento de corretores. “Uma das mais recentes ferramentas que desenvolvemos é uma sala de imersão que conta com áudios e imagens de cinema. Nesta sala é possível uma apresentação detalhada e 100% digital do empreendimento, para três ou mais pessoas simultaneamente. Uma ferramenta que pode ser usada tanto pelo corretor com os clientes, quanto para seu treinamento”, explica.

Outra novidade trazida pela empresa e que promete dinamizar ainda mais o trabalho dos corretores é uma nova funcionalidade inserida em um de seus mais requisitados serviços: o Ultra Tour. A ferramenta que usa imagens em 360º e pode ser acessada de qualquer celular ou notebook possibilita um passeio virtual pelo empreendimento, tanto pelas unidades imobiliárias quanto pelas áreas comuns. “A nova funcionalidade que estamos inserindo funcionará como um estande ou sala de vendas virtual. O corretor, ao invés de usar uma plataforma qualquer de videoconferência para atender esse cliente remotamente, terá essa funcionalidade dentro do próprio Ultra Tour, e com a vantagem de que tanto o corretor quanto cliente poderão interagir com o serviço e suas funcionalidades”, explica Andreyve Melo, diretor e sócio de Gabriel.

Principal ferramenta

Atuando há 12 anos no mercado imobiliário e atualmente ocupando o cargo de sócio-diretor da Adão Imóveis, ManoelLessa explica que o celular é hoje a principal ferramenta de trabalho do corretor. “O mundo tem se tornado cada vez mais mobile. Eu, por exemplo,tenho no meu celular todas as minhas mídias digitais,tenho meu CRM (ferramenta de marketing), meu email, relatório de resultados, além de diversos outros aplicativos e plataformas queme ajudamno meu dia a dia de corretor”.

Manoel destaca também as soluções digitais oferecidas pela Skyline, que segundo ele, revolucionaram a forma como um corretor apresenta um imóvel para o seu cliente. “São ferramentas que ajudam muito no nosso atendimento, principalmente no que diz respeito à visualização, pois traz uma maneira diferente de ver o imóvel. O cliente hoje não quer mais folhear um folder, afinal é bem mais interessante e prático ele visualizar como será o seu futuro imóvel num painel digital, por exemplo”, ressalta. (Especial para O Hoje)

Veja Também