Formato da UFPR 2021 e detalhes sobre a prova de redação

Postado em: 10-09-2021 às 17h42
Por: Luan Monteiro
O gênero textual e principalmente o tema e a aplicação da redação muda de acordo com o vestibular realizado. | Foto: Reprodução

Diversos alunos, ex-alunos, professores e especialistas em provas de vestibular apontam a importância de uma redação bem escrita para o sucesso nas provas.

Contudo, o formato, o gênero textual e principalmente o tema e a aplicação da redação muda de acordo com o vestibular realizado.

O ENEM, por exemplo, possui um modelo de redação clássico, com enfoque na resolução de problemas sociais e políticos, através da apresentação de argumentos, dados e propostas de intervenção.

Já a Unicamp apresenta formatos variados e foge um pouco do padrão das dissertações adotadas na maior parte dos vestibulares. Na prova da Universidade Estadual de Campinas já foram vistos gêneros como:

  • Carta
  • Crônica
  • Narrativa
  • Dissertação

Logo, a prova de vestibular é uma prova de preparo, de estudo e conhecimento do padrão da prova.

E como estamos nos aproximando cada vez mais do período de provas de vestibular, realizadas geralmente no final de cada ano, a partir do mês de outubro, hoje serão vistos alguns detalhes importantes sobre a prova da UFPR, que anunciou algumas informações importantes nos últimos dias.

Serão vistos, principalmente, os gêneros de redação da UFPR que foram abordados nos últimos anos, assim como as obras literárias exigidas pela Universidade Federal do Paraná em seu vestibular.

Como e quando será realizada a prova da UFPR?

1ª Fase do Vestibular 2014. Foto: Marcos Solivan/UFPR

Pergunte a todo universitário, uma das maiores dores de cabeça presentes em toda a graduação é a aplicação das regras da ABNT em trabalhos acadêmicos.

Mas para chegar até este ponto, há dores de cabeça mais primordiais na vida de jovens vestibulandos, como datas de prova, prazos de inscrição e até o horário para sair de casa no dia da prova.

A UFPR, por sua vez, definiu no dia 6 deste mesmo mês, na sexta-feira passada, alguns detalhes sobre o funcionamento de sua prova de vestibular.

Alguns dos pontos que ficaram definidos neste dia 6, foram a data para a realização da prova e o formato da prova de vestibular da UFPR.

Sendo que a prova de vestibular da instituição será realizada no dia 13 de fevereiro de 2022, que cai em um domingo.

Além disso, o vestibular da UFPR 2021 será no formato de fase única. Ou seja, diferentemente dos vestibulares convencionais, a prova não contará com uma primeira e com uma segunda fase.

Mas sim, apenas com uma fase, onde os inscritos irão realizar também a redação além da prova normal, no mesmo dia.

Redação da UFPR e seus gêneros textuais

Quando se pensa no sucesso em uma prova de redação no vestibular, ele é resultado de alguns detalhes fora o conhecimento do tema.

A maior parte dos ex-alunos e vestibulandos, por exemplo, afirma que o preparo para um tipo específico de prova é essencial para o sucesso.

Ou seja, a prova da UFPR é diferente da prova da FUVEST, que é diferente da prova da UNESP que é diferente da prova do ENEM. Portanto, conhecer o padrão da prova que será enfrentada é uma das chaves para se sair bem.

De acordo com o blog de Gabriel Madeira, em uma publicação específica para o desempenho na prova de redação da UFPR, a redação foge um pouco do padrão dissertativo-argumentativo visto na maior parte dos vestibulares.

Aqui, existem três provas de redação, curtas, que irão passar por diferentes gêneros para analisar a capacidade de escrita do inscrito.

Segundo a mesma publicação, alguns dos formatos que já apareceram em provas passadas são:

  1. Resumo
  2. Dissertação Argumentativa
  3. Análise de Charge
  4. Análise de Tira
  5. Interpretação de Infográfico
  6. Narrativa
  7. Carta
  8. Discurso

Logo, é possível perceber que os formatos escolhidos pela instituição são os mais variados ano após ano, portanto, é necessário que se estude diversos formatos textuais para obter sucesso na redação da UFPR.

Contudo, um dos pontos positivos em contraste à imprevisibilidade do formato é que os três textos exigidos na prova são curtos e podem ser desenvolvidos de forma objetiva, em poucas linhas.

Obras literárias para o vestibular da UFPR

Além de seu formato de prova e data de aplicação, a UFPR divulgou também a lista de livros que estarão presentes ao longo de sua prova de vestibular:

  • O Uraguai – Basílio da Gama
  • Casa de Pensão – Aluísio de Azevedo
  • Sagarana – João Guimarães Rosa
  • Clara dos Anjos – Lima Barreto
  • Últimos Cantos – Gonçalves Dias
  • Morte e Vida Severina – João Cabral de Melo Neto
  • Retrato de um Certo Oriente – Milton Hatoum
  • Nove Noites – Bernardo Carvalho

Portanto, se sua ideia é prestar o vestibular da UFPR em 2022, não deixe de estudar estas obras pois elas, certamente, irão aparecer em um ponto ou outro da prova.

Compartilhe: