Vacina contra gripe é liberada para todos os grupos

O Ministério da Saúde orientou, ontem (5), estados e municípios a ofertar vacinas para todas as faixas etárias. Com 76,7% do público-alvo

Postado em: 06-06-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Vacina contra gripe é liberada para todos os grupos

O Ministério da Saúde orientou, ontem (5), estados e municípios a ofertar vacinas para todas as faixas etárias. Com 76,7% do público-alvo vacinado, o Ministério garante que a medida é válida apenas neste ano e assegura que há estoque disponível de 10 milhões de doses. Até a última sexta-feira (2), 41,3 milhões de pessoas se vacinaram contra gripe no País. A meta é vacinar 90% do público-alvo.

Ricardo Barros, ministro da saúde, garante que ampliação do público na última semana da campanha ocorrerá porque ainda há doses disponíveis. “Neste ano, tivemos poucos casos por influenza devido à baixa circulação do vírus”, afirma, destacando que o público-alvo procurou menos os postos de saúde neste ano. “Ainda há 10 milhões de doses de um montante de 60 milhões adquiridos”.

Até o momento, nenhum grupo prioritário atingiu meta de vacinação. Entre os públicos-alvo, os trabalhadores da saúde registraram maior cobertura vacinal, com 3,9 milhões de doses aplicadas, o que representa 84,5% deste púbico. Em seguida, vêm os idosos (83,8%) e indígenas (83,6%). Já os grupos que menos se vacinaram foram as crianças (62,3%), gestantes (62,4%), professores (76,7%) e puérperes (83,2%) – que são mulheres até 45 dias após o parto. 

Continua após a publicidade

A coordenadora Nacional do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, porém, lembra a importância do público-alvo ainda se vacinar contra gripe e seus agravamentos. “É importante que a população da campanha se vacine neste período para ficar protegida quando o inverno chegar”, diz, salientando que a vacina demora aproximadamente 15 dias para fazer efeito no organismo. “Por isso o Ministério planeja campanhas antes do inverno, período de maior circulação de vírus”.


Segurança

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde em 2015 protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano. Consideradas uma das medidas mais eficazes, a vacina contra influenza é tida como segura e também uma das formas mais eficientes na prevenção da gripe. 

O Ministério também explica como se faz para prevenir o vírus do Influenza. À população, o Ministério orienta cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir nariz e boca ao tossir e espirrar, além de não compartilhar objetos de uso pessoal.


Campanha

Com o sambista Martinho da Vila como padrinho, a campanha já atendeu 41,3 milhões de pessoas no último fim de semana. A propaganda continua sendo veiculada em TV aberta, rádio, meios impressos (jornais e revistas) e mídia exterior (busdoor, placas em ruas e avenidas, abrigo de ônibus, metrô), no meio online (internet e com ações nas redes sociais). 51,2 milhões de pessoas são prioritárias nesta campanha. De acordo com o Ministério da Saúde, 76,7% já foram vacinados. 

O Amapá é o único estado que atingiu meta até este momento, com 95,6% do público-alvo vacinado. A campanha foi prorrogada até 9 de junho com o propósito de alcançar meta de vacinação, que é de 90% neste ano. (Marcus Vinícius Beck)

Veja Também