Má iluminação na Praça cívica intensifica criminalidade

A Seinfra informou que durante vistoria de monitoramento foi detectado o furto de parte da fiação

Postado em: 07-06-2017 às 08h30
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Má iluminação na Praça cívica intensifica criminalidade
A Seinfra informou que durante vistoria de monitoramento foi detectado o furto de parte da fiação

Wilton Morais 

Inaugurada, no fim de agosto do ano passado, a Praça Cívica já é vítima novamente da criminalidade. Além do risco enfrentado pela população, que está diariamente na situação de vítima de criminosos no dia a dia, o período noturno é intenso quando a praça está sem iluminação. A pouco mais de um mês, cabos da iluminação da praça foram roubados.

Frequentadores do O Cine Cultura, localizado no Centro Cultural Marieta Telles Machado, que possui atividades até as 22h30, são alvos fáceis para assaltantes. Entre o Museu Zoroastro e o prédio do Tribunal de Contas do Município (TCM), na saída para a Avenida Universitária, a situação é ainda pior. O corredor utilizado pelas pessoas que participam de atividades culturais na Praça gera riscos intensos de assalto. 

Continua após a publicidade

Reposição 

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) informou que durante vistoria de monitoramento de rotina realizada há cerca de um mês foi detectado o furto de parte da fiação. Em especifico na rede de iluminação pública da Avenida 82, no Setor Central. A via é a mesma que circula a Praça Cívica, e por esse motivo parte da Praça está no escuro.

“Atualmente, a Seinfra está preparando uma licitação do material necessário para reparar a rede de iluminação pública no local, além de estudar outras alternativas com prazos mais breves para solucionar o problema”, informou a nota.

A respeito da segurança, a Polícia Militar cuida da segurança dos prédios da administração estadual. Se tratando do município, a Guarda Civil Metropolitana é a responsável pela Praça. A reportagem do O Hoje entrou em contato com a Guarda, na tarde de ontem (6), mas não conseguiu contato com responsáveis pela praça.

Furto de cabos

Apenas neste ano, a Seinfra registrou o furto de cabos e dano ao patrimônio na Avenida Goiás e na Praça do Trabalhador, localizadas na região Central da Capital. De acordo com a pasta, é preciso cuidado com esse tipo de crime. Após os roubos, pedaços da fiação podem ficar expostos e provocar acidentes com choques elétricos.

“Na Avenida Goiás, entre as Avenidas Independência e Paranaíba, foram furtados quase três mil metros de cabos elétricos e dez postes ornamentais, que compunham o sistema de iluminação especial da avenida. Já a Praça do Trabalhador que havia recebido um grande serviço de manutenção no final de mês de janeiro, teve parte da fiação furtada em março e o trabalho precisou ser refeito”, esclareceu a pasta. 

Veja Também