Smart Grid deve ser tendência em inovação

A prefeitura de Goiânia adotará o ‘Smart Grid’ na iluminação pública da Capital. O sistema inteligente e moderno é uma rede elétrica

Postado em: 07-06-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Smart Grid deve ser tendência em inovação

A prefeitura de Goiânia adotará o ‘Smart Grid’ na iluminação pública da Capital. O sistema inteligente e moderno é uma rede elétrica inteligente, que deverá gerar economia e melhor resultados no fornecimento de energia. O sistema também utiliza a tecnologia da informação, como meio de controlar o uso da energia.

Com o sistema a Prefeitura de Goiânia deverá controlar a iluminação de parques e praças. O sistema permitirá acender e apagar as luzes e diminuir o fluxo luminoso em horários pré-programados. Já no mês que vem, a atual administração do município adotará as primeiras medidas para a implementação do projeto, conforme informou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia, Macxwell Novais Ferreira.

“Vamos modernizar nossa Capital utilizando a tecnologia em nosso favor. Faremos grandes mudanças, desde a iluminação pública aos serviços procurados pelo cidadão”, disse o prefeito de Goiânia, Iris Rezende.

Continua após a publicidade


Implantação

Conforme idealizadores do projeto, a regulamentação da Parcerias Público Privadas (PPP) para implantação desse projeto já foi aprovada pela Câmara Municipal e Goiânia. Em médio prazo, o município já deve adotar a rede elétrica inteligente. 

O sistema atenderá as demandas do goianiense de forma moderna, atingindo as necessidades energéticas e o desenvolvimento de forma sustentável.  Para os idealizadores, o gestor municipal que não entende o uso da tecnologia para melhorar o atendimento ficará para trás. 

Por se tratar de PPP, o sistema não deve oferecer custos adicionais para o município. A reportagem do O Hoje solicitou a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) informações sobre o novo modelo de iluminação que deve ser implantado no município; previsão de investimento financeiro; inicio da implantação do sistema na Capital e o prazo para a abertura de edital para as PPP. Porém, o responsável pela parte de iluminação da pasta não respondeu os questionamentos até o fechamento desta edição. (Wilton Morais)

Veja Também