Intituto de musicoterapia promove festival de música com pessoas no espectro do autismo

Festival Livre Leve Live, realizado de 13 a 16 de agosto, contará com apresentação da Banda IVS e shows dos cantores Maurício Garcêz e Renner Filho

Postado em: 14-09-2021 às 09h26
Por: Giovana Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Intituto de musicoterapia promove festival de música com pessoas no espectro do autismo
Festival Livre Leve Live, realizado de 13 a 16 de agosto, contará com apresentação da Banda IVS e shows dos cantores Maurício Garcêz e Renner Filho. | Foto: Reprodução

O Instituto Vida Sonora lança, na próxima quinta-feira (16/09), o projeto Banda IVS e a ampliação do Autismo EnCanto para encerrar o Festival Livre Leve Live 2021, que teve início nesta segunda-feira (13/09). Esta é a segunda edição do festival, que terá programação digital entre os dias 13 e 15 de setembro e presencial no dia 16, com evento de encerramento a partir das 20h, no Teatro Madre Esperança Garrido, no Setor Central, em Goiânia.

A musicoterapeuta Kelly Tobias, organizadora da ação, avalia o desafio como uma oportunidade de mostrar a arte de pessoas no espectro do autismo. Ela explica que a Banda IVS é formada por autistas de grau moderado. “Eles começaram a demonstrar ótimas habilidades com os instrumentos musicais que utilizavam e, por isso, propomos um desafio: uni-los em um processo de música em conjunto, que deu início à Banda IVS”, relata a musicoterapeuta.

O grupo é formado por Tiago Filho, de 18 anos, Gabriel Coelho, 13, e Miguel Celestino, 12. Além desta apresentação, haverá ainda shows dos cantores Maurício Garcêz e Renner Filho.

Continua após a publicidade

Já o projeto Autismo EnCanto existe há 8 anos, mas a partir do dia 16 de setembro será ampliado para abranger ainda mais pessoas. Segundo a organizadora, existe um processo para que os autistas possam se adaptar à cantoria: primeiro, iniciam em ambiente confortável; depois se apresentam em ambientes externos. “Agora, a proposta quer chegar a mais autistas cantores, como forma de desenvolver suas habilidades musicais e sociais, através da música e dos eventos”, acrescenta.

O Livre Leve Live 2021 é um festival de música e musicoterapia, realizado na Semana do Musicoterapeuta, profissão comemorada no dia 15 de setembro, e visa proporcionar diálogos e reflexões acerca da atuação. “É uma iniciativa única”, afirma Kelly. A programação está no ar e pode ser acompanhada pelo Youtube, no canal Hotminds.

Veja Também