Parado desde 2013, Ciams será reaberto

Gestão do ex-prefeito Paulo Garcia deixou unidade paralisada. Moradores reclamam que tem de se descolar para ter atendimento

Postado em: 08-06-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Parado desde 2013, Ciams será reaberto
Gestão do ex-prefeito Paulo Garcia deixou unidade paralisada. Moradores reclamam que tem de se descolar para ter atendimento

Marcus Vinícius Beck

Paralisado desde 2013, o Centro Integrado de Atendimento Médico(Ciams) Urias Magalhães passa há três semanas por obras que vão reativá-lo. Antes da reforma, o local servia de abrigo para moradores de rua e nos últimos anos estava completamente abandonado. A população da região, que foi a principal afetada pelo fechamento, não vê hora do Ciams começar a funcionar. 

Continua após a publicidade

Moradora do Urinas Magalhães há nove meses, Eliza Silva Caetano garante que o novo Ciams vai ajudar os moradores da região, mas ela reclama do barulho das obras. “O único problema é a poluição sonora, porém não posso me queixar porque a maioria será ajudada com o posto”, declara Eliza, dizendo que a região ficou totalmente à mercê quando a unidade foi paralisada.

“Recentemente houve campanha da vacina, e eu me incluo no público-alvo. Eu tive de ir ao Cais Cândida de Morais”, relata. Quando o posto da Avenida Perimetral está cheio, Eliza procura a unidade de saúde da Vila Nova. Questionada pela reportagem de O Hoje sobre a melhoria que o Ciams trará à região, ela foi enfática. “Vai melhorar bastante a qualidade de vida das pessoas daqui do bairro”, finaliza. 

Um vigilante que não quis ser identificado contou que sua esposa teve de ir a Campinas recentemente para poder fazer tratamento de H1N1. Empolgado, ele diz que novo posto de saúde vai ajudar na melhoria da qualidade de vida dos moradores da região. “Sem dúvida, a nossa vida vai ficar bem mais fácil quando o Ciams voltar a funcionar”, afirma o vigilante, que mora no Brisas do Mato, próximo ao terminal Recanto do Boste. “Faz muita falta um posto de saúde aqui”.

Nos aos quatro anos em que ficou abandonado, o Ciams Urinas Magalhães atraiu problemas para os moradores da região. “Ninguém fazia limpeza das ruas, foi preocupante o descaso com que a unidade foi tratada pelo Poder Público neste tempo todo”, assevera Eliza. 

Procurado pela reportagem para comentar a obra no Ciams, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não respondeu até o fechamento desta edição. 

Gestão anterior

Sem conseguir cumprir meta de reformar ou ampliar 55 unidades de saúde, o ex-prefeito Paulo Garcia (PT) praticamente abandonou o Centro Integrado de Atenção Médico (Ciams) do Setor Urias Magalhães. Cinco meses antes fim do prazo, apenas dois Cais foram reformulados. 

Secretário Municipal de Saúde à época, Fernando Machado, assegurou que o cronograma seria prioritário. “Vamos estender até o próximo fim do ano”, afirmou o então secretário. Ele explicou que a readequação esbarrou em problemas estruturais. “Optamos por começar algumas unidades do zero e seis delas estão coma construção avançada”, disse. 

Visita

No último sábado (3), o prefeito Íris Rezende (PMDB) esteve no ciams e acompanhou as obras de perto.  A visita fez parte da agenda do Multirão, que inclui retomada das obras do Ciams Urias Magalhães. 

Veja Também