Em nível de pré-racionamento, Rio Meia Ponte atinge menor vazão no ano

Nesta segunda-feira (20), a vazão foi estimada pela Semad em 2.344 litros por segundo, o menor volume do ano

Postado em: 21-09-2021 às 10h20
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Em nível de pré-racionamento, Rio Meia Ponte atinge menor vazão no ano
Nesta segunda-feira (20), a vazão foi estimada pela Semad em 2.344 litros por segundo, o menor volume do ano | Foto: Reprodução

A Bacia do Rio Meia Ponte, segunda maior fonte de abastecimento hídrico de Goiânia e região metropolitana, já está há quase 20 dias com vazão de água inferior a 3 mil l/s (litros por segundo), vazão considerada como Nível Crítico III, nível de pré-racionamento.

Nesta segunda-feira (20), a vazão foi estimada pela Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) em 2.344 l/s. Este é o menor volume do ano, e já causa alerta à sociedade goianiense. Se diminuir mais, chegando a menos de 2 mil l/s por uma semana, a Saneago deve acionar o Plano de Racionamento.

Caso o Plano seja acionado, devem ocorrer interrupções no fornecimento de água a cada dois dias para 442 bairros de Goiânia e Aparecida. Pelo menos um terço dos bairros da capital devem ser atingidos.

Continua após a publicidade

Nos últimos anos

Não é de hoje que o rio Meia Ponte vem registrando baixas históricas em seu volume durante o inverno goiano. Em 2019, o rio chegou atingir vazão menor que 1.500 l/s. Diante da situação, o governo precisou negociar a abertura de 70 reservatórios particulares acima do ponto de captação.

Naquele ano, um comitê chegou a ser criado pela portaria 203/2019 da (Semad). O objetivo era reunir informações e articular, juntamente com outros órgãos do poder público e da sociedade civil organizada, soluções efetivas para o problema de escassez hídrica na bacia.

Conscientização necessária

Com o agravamento do período seco, de altas temperaturas e da falta de chuvas, a previsão é que o volume do rio possa diminuir ainda mais. Para evitar que a bacia chegue ao Nível Crítico IV e posterior racionamento, recomenda-se o consumo consciente de água em todas as atividades diárias.

Veja Também