Incêndio no Parque Estadual Terra Ronca já consumiu 9 mil hectares

Foram atingidas as regiões da nascente do Rio São Vicente, Serra Geral de Goiás e a caverna do Rio São Mateus, no nordeste goiano.

Postado em: 22-09-2021 às 08h04
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Incêndio no Parque Estadual Terra Ronca já consumiu 9 mil hectares
Foram atingidas as regiões da nascente do Rio São Vicente, Serra Geral de Goiás e a caverna do Rio São Mateus, no nordeste goiano | Foto: Divulgação/ CBM-GO

Já passam de 9 mil hectares de mata nativa queimada pelas chamas que atingiram o Parque Estadual Terra Ronca na última quinta-feira (16/09), na região nordeste do estado. Foram atingidas a região da nascente do Rio São Vicente, Serra Geral de Goiás e a caverna do Rio São Mateus.

No combate ao incêndio, atuam 26 agentes, entre membros do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-GO), da Brigada Aliança da Terra e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Em abril desde ano, o governo estadual havia lançado a campanha “Terra Ronca: no coração do Brasil profundo existe um patrimônio da humanidade”. O objetivo era que o complexo de cavernas recebesse o reconhecimento de Patrimônio Natural Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Continua após a publicidade

Localizado nos municípios de São Domingos e Guarani de Goiás, o parque tem cerca de 57 mil hectares de área e conta com quase 300 atrativos turísticos, como cascatas, cachoeiras, rios de águas cristalinas, cavernas, grutas e dolinas, além da riqueza da fauna e flora exclusivas do ambiente cavernícola.

Veja Também