Setembro Amarelo: alunos de colégio da capital celebram o mês com plantio de girassóis

O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio. O projeto tem o objetivo de promover entre os alunos uma reflexão sobre a conscientização da vida enquanto um presente para si e para o outro.

Postado em: 26-09-2021 às 15h52
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Setembro Amarelo: alunos de colégio da capital celebram o mês com plantio de girassóis
O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio. O projeto tem o objetivo de promover entre os alunos uma reflexão sobre a conscientização da vida enquanto um presente para si e para o outro | Foto: Divulgação

Alunos do colégio Externato São José, escola goianiense localizada no Setor Oeste, participaram na última semana da ação “Setembro Amarelo – Aquarelando Vidas”, por meio de atividades lúdicas, como desenhos, e o plantio de girassóis.

O projeto tem o objetivo de promover entre os alunos uma reflexão sobre a intenção de cada um na vida e a conscientização da vida enquanto um presente para si e para o outro.

O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio. Todas as relações de afetividade e empatia em seus diversos âmbitos são contempladas e valiosas para a causa.

Continua após a publicidade

“A proposta se deu através do uso da habilidade criativa, para deixar que cada estudante desenhe e permita se expressar. Ao estimular atividades artísticas, o ser humano tende a se afastar de sentimentos de apatia e tristeza, se distanciando de quadros de ansiedade e até mesmo de depressão”, explica a diretora pedagógica do Externato São José, Tatiana Santana. 

A educadora também explica que a ideia é promover uma exposição com os desenhos. “Com essa atitude, o trabalho do estudante será valorizado, o que é importante para a construção da identidade de cada um. Independentemente da idade, o aluno deve se sentir integrado ao ambiente que frequenta e ter o direito de ter participação nas intervenções que nele serão feitas”, complementa. 

Para que os estudantes tivessem um momento de reflexão sobre o respeito e a importância da vida, as turmas de 9º ano realizaram o plantio de girassóis nas dependências da instituição. “Na simbologia das flores e plantas, o girassol representa a luz do sol, a vivacidade e a alegria, por isso é tão característica para este momento”, afirma Tatiana. O momento ainda contou com música, recitais de poesia e uma atmosfera de fortalecimento dos vínculos de amizade e afetividade entre os colegas.

Foto: Divulgação

Veja Também