Avanço da vacinação contra Covid-19 permite a ampliação de cirurgias eletivas em Goiás

Diante da vacinação contra a Covid-19 que já atende a faixa etária de 12 anos e pessoas acima de 70 anos de

Postado em: 28-09-2021 às 12h08
Por: Almeida Mariano
Durante evento, o governador informou sobre a retomada de agendamentos e realização de procedimentos cirúrgicos | Foto: Reprodução

Diante da vacinação contra a Covid-19 que já atende a faixa etária de 12 anos e pessoas acima de 70 anos de idade com dose de reforço, vem sendo constatado uma diminuição de complicações provocadas pela doença e a necessidade de internação. Com queda da demanda por internação, mais leitos de UTI estão disponíveis durante pandemia, e estes serão destinados a apoiar centros cirúrgicos dedicados a procedimentos programados.

O governador Ronaldo Caiado anunciou, na última segunda-feira (27/09) a ampliação dos procedimentos cirúrgicos eletivos no sistema estadual de saúde em todas as regiões do Estado.  Caiado fez o pronunciamento do assunto durante inauguração da nova recepção geral Dr. Lindolfo de Barros e da passarela de interligação do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol).

“Essa é a etapa seguinte: avançarmos agora, em ritmo acelerado no atendimento dessa demanda que, indiscutivelmente, diante da pandemia, ficou represada”, disse o governador.

Continua após a publicidade

São consideradas cirurgias eletivas aquelas agendadas em data facultada pelo paciente ou cirurgião, conforme a legislação vigente. O retorno dos agendamentos e da realização de procedimentos cirúrgicos eletivos de média e alta complexidades foi autorizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO) por meio da portaria 1.440/2021.

Veja Também