Goiânia já imunizou mais de metade de sua população com as duas doses

Marca foi atingida após o fechamento da vacinação da última segunda-feira (27), quando 10,2 mil pessoas foram imunizadas na capital.

Postado em: 28-09-2021 às 14h19
Por: Luan Monteiro
Marca foi atingida após o fechamento da vacinação da última segunda-feira (27), quando 10,2 mil pessoas foram imunizadas na capital | Foto: Reprodução

Goiânia atingiu na segunda-feira (27/09), a marca de 50% da população com mais de 18 anos totalmente imunizadas contra a Covid-19. De acordo com o vacinômetro, divulgado pela Prefeitura de Goiânia, 50,30% da população já está imunizada, o que representa 588.016 pessoas adultas que receberam a 2ª dose ou dose única. Com relação à 1ª dose, 992.910 pessoas já foram vacinadas. Dessas, 16.728 são de adolescentes entre 12 a 17 anos.

Para o secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, o avançado processo de imunização da capital é um dos principais responsáveis pela desaceleração dos indicadores da Covid-19. “Ainda assim, não podemos deixar de reforçar a importância da população, mesmo vacinada, manter o uso da máscara, higiene das mãos, uso de álcool em gel e o distanciamento social”, afirmou o secretário.

Durval lembra que, para aplicação de segunda dose, 16 pontos foram disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e para o atendimento não há necessidade de agendamento. “O morador de Goiânia que já está com a data prevista no cartão de vacinação para o dia 28 de setembro ou em atraso, já pode procurar um desses 16 locais para completar o esquema vacinal”, disse o secretário, ao lembrar que para aplicação da terceira dose, como preconiza o Ministério da Saúde, a população conta com 10 locais de vacinação e 9.446 doses já foram aplicadas.

Continua após a publicidade

Durval Pedroso lembra que SMS decidiu ampliar a vacinação e, aos poucos, está incorporando a vacina contra Covid-19 na rotina vacinal dos postos de saúde. “Iniciamos com a primeira dose e hoje já contamos com 50 locais espalhados por toda a cidade para imunização de pessoas com idade acima de 18 anos”, ressaltou. Por fim, o secretário salientou que todas as atualizações de locais, grupos e outras informações estão disponíveis no ImunizaGyn. “Chamamos a população para fazer a sua parte e se atentar às estratégias de vacinação que estamos disponibilizando aos goianienses”, conclui.

Veja Também