CNH Social oferece 5 mil novas vagas para pessoas de baixa renda; saiba como participar

Para se candidatar a uma das vagas, basta acessar o site www.detran.go.gov.br, clicar na aba “CNH Social” e preencher o formulário

Postado em: 29-09-2021 às 11h30
Por: Ícaro Gonçalves
Para se candidatar a uma das vagas, basta acessar o site www.detran.go.gov.br, clicar na aba “CNH Social” e preencher o formulário | Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran Goiás) abriu vagas para a quinta etapa do programa CNH Social. São ofertadas 5.010 vagas para pessoas de baixa renda que desejam obter, mudar ou adicionar categoria à Carteira Nacional de Habilitação gratuitamente.

Para se candidatar a uma das vagas, basta acessar o site www.detran.go.gov.br, clicar na aba “CNH Social” e preencher o formulário com as informações solicitadas. Os interessados têm até o dia 18 de outubro para efetuar o cadastro, que também pode ser feito pelo celular.

O processo de seleção dos candidatos é dividido em quatro etapas: inscrição, classificação, efetivação da matrícula e o processo de habilitação. Os contemplados recebem isenção de taxas como inclusão no Renach, Licença de Aprendizagem de Direção Veicular, agendamento de prova teórica, agendamento de exame prático, exame médico e psicológico.

Continua após a publicidade

Cinco por cento das vagas são destinadas a pessoas com deficiência. A pessoa com deficiência classificada dentro do número de vagas também se abstém de pagar pela junta médica.

Modalidades

O programa CNH Social é dividido em três modalidades: estudantil, rural e urbana. Na primeira, podem se candidatar jovens, de 18 a 25 anos, que tenham cursado e concluído o ensino médio na rede pública estadual de Goiás.

Para essa modalidade, um dos critérios de desempate será a nota média apurada pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás. Para todas as modalidades, é obrigatório que o postulante tenha inscrição ativa no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

Nas modalidades urbana e rural, as vagas estão abertas para pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, com CadÚnico ativo, que saibam ler e escrever. Caso deseje pleitear vaga de mudança ou adição de categoria, os candidatos não podem ter praticado, nos últimos 12 meses que antecedem à inscrição, infração de trânsito de natureza gravíssima, grave ou ser reincidente em média.

Veja Também