Operação Mata Atlântica aplica R$ 745 mil em multas por desmatamento em Goiás

Foram identificados 148,79 hectares de floresta que sofreram desmatamento ilegal.

Postado em: 01-10-2021 às 15h09
Por: Alice Orth
Foram identificados 148,79 hectares de floresta que sofreram desmatamento ilegal. | Foto: Reprodução

A Operação Mata Atlântica em Pé, iniciativa nacional voltada para o combate ao desmatamento e recuperação de áreas degradadas, resultou na identificação de desmatamentos irregulares em 148,79 hectares de floresta neste ano. Foram aplicados R$ 745 mil em multas aos infratores em Goiás.

A partir de dados obtidos por monitoramento via satélite, foram fiscalizadas no estado propriedades nos municípios de Água Limpa, Marzagão e Corumbaíba. A ação no Estado contou com a participação do Ministério Público de Goiás (MPGO), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Deflagrada neste ano em 17 estados, a operação teve como finalidade identificar as áreas de Mata Atlântica desmatadas ilegalmente nos últimos anos, cessar os atos ilícitos e responsabilizar os infratores nas esferas administrativa, civil e criminal.

Continua após a publicidade

De acordo com a coordenadora da Área de Meio Ambiente e Consumidor do Centro de Apoio Operacional do MPGO, Daniela Haun Serafim, a operação tem sido de grande relevância para o combate ao desmatamento, dando uma maior efetividade na fiscalização, conforme pode se observar pelos resultados alcançados anualmente. “Segundo informações dos órgãos de fiscalização, a operação em Goiás, nesse ano, atingiu todos os alvos, com 100% de aproveitamento. Agora, vamos aguardar os autos de infrações lavrados pelos respectivos órgãos (Ibama e Semad), para dar continuidade ao processo de responsabilização dos infratores”.

Veja Também