Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Sara é a primeira criança a morrer por afogamento

Marcus Vinícius Beck A menina Sara Correia Moraes Pimentel, de 1 ano, morreu na noite de segunda-feira (19) após cair na piscina

Postado em: 21-06-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Sara é a primeira criança a morrer por afogamento

Marcus Vinícius Beck

A menina Sara Correia Moraes Pimentel, de 1 ano, morreu na noite de segunda-feira (19) após cair na piscina da casa da avó, no Setor Jardim América, em Goiânia. “A avó a trouxe enrolada num cobertor, e a gente tentou reanimá-la”, diz Roberta Pimenta, diretora do Cais. Segundo o Corpo de Bombeiros, este foi o primeiro caso de afogamento no ano com crianças de 0 a 11 anos na capital.

Ao perceber que a menina estava sem oxigenação, a família a levou para o Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) do Setor Jardim América, onde recebeu os primeiros socorros. “Estava toda roxinha, hipotérmica, que é fria, sem oxigenação”, explicou a diretora do Cais, em entrevista à imprensa . 

Continua após a publicidade

O Corpo de Bombeiros chegou a ajudá-la, mas a menina não resistiu. Após ser atendida no Cais, a criança foi levada para o Hospital Otávio Lage de Siqueira (Hugol). De acordo com a unidade de saúde, o bebê morreu por volta das 22h desta segunda-feira (19).

Lucimar Rodovalho, sargento do Corpo de Bombeiros, ficou abalado por não conseguir salvar a vida de Sara. “Ela voltou comigo, mas hoje recebi a notícia da sua morte, não é fácil, é doído”, lamenta. 

A família de menina morava em Planaltina, no Distrito Federal, e veio para Goiânia para o nascimento do irmão. O menino nasceu há 13 dias. 


Cuidados

Resultado da dificuldade em respirar, o afogamento pode levar à parada cardíaca imediatamente. No entanto, se as funções respiratórias não forem reestabelecidas com urgência, as atividades cerebrais pararam, causando a morte. É necessário realizar socorro rápido e imediato. 

Alguns cuidados, todavia, tem de ser tomados caso alguém esteja se afogando. Se a vítima, por exemplo, estiver lúcida, os Bombeiros orientam que ela deve ser colocada deitada e ser virada à direita. A Corporação afirma que essa atitude é fundamental para o salvamento. 

Acidentes de afogamento, no entanto, podem ser evitados. E para isto é preciso alguns cuidados, como esperar no mínimo uma hora após as refeições para entrar na água. Deve-se, também, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas nem pular em lugares desconhecidos, sobretudo em cachoeiras. 

Veja Também