Campanha arrecada absorventes para mulheres e meninas de baixa renda; saiba onde doar

Iniciativa é resultado de parceria entre a vereadora Aava Santiago (PSDB), a Ouvidoria da Mulher do Legislativo Municipal e a entidade sem fins lucrativos Girl Up GO

Postado em: 06-10-2021 às 15h39
Por: Giovana Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Campanha arrecada absorventes para mulheres e meninas de baixa renda; saiba onde doar
Iniciativa é resultado de parceria entre a vereadora Aava Santiago (PSDB), a Ouvidoria da Mulher do Legislativo Municipal e a entidade sem fins lucrativos Girl Up GO. | Foto: Reprodução

Uma campanha para a arrecadação de absorventes descartáveis e reutilizáveis e coletores menstruais, para serem doados a meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social, foi lançada nesta quarta-feira (06/10), e receberá doações até o dia 31 deste mês. Os itens arrecadados serão repassados a refugiadas e estudantes da rede municipal.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o mandato da vereadora Aava Santiago (PSDB), a Ouvidoria da Mulher do Legislativo Municipal e a entidade Girl Up GO, que atua sem fins lucrativos, em favor da igualdade de gênero. Além de Aava, estiveram presentes no lançamento a vereadora Luciula do Recanto (PSD) e os vereadores Isaias Ribeiro (Republicanos) e Edgar Duarte (PMB).  

“Meninas pobres têm ainda mais dificuldades de ir à escola e ao trabalho e de acessar o transporte, quando estão limitadas pela falta de absorventes e coletores. Elas acabam matando aulas e até o serviço por não ter condições de controlar o fluxo menstrual. Por conta dessa realidade, a defasagem dessas meninas é aprofundada pela pobreza. Elas deveriam estar sendo contempladas pelas políticas públicas, entendendo que toda mulher vai menstruar. Daí, a mobilização na Câmara para que vereadores, servidores e a comunidade conheçam essa realidade e possam colaborar”, explica Aava Santiago.

Continua após a publicidade

Os absorventes e coletores devem ser depositados em caixas nas dependências da Câmara Municipal, e doações em dinheiro podem ser feitas pelo pix [email protected], em nome de Júlia Rocha Almeida. O registro da doação do material arrecadado às mulheres atendidas será postado no Instagram da Ouvidoria da Mulher, da Girl Up GO e da vereadora Aava Santiago. Outras informações podem ser obtidas pelo WhatsApp da Ouvidoria: (62) 98222-2434.

A campanha faz parte de uma política permanente de enfrentamento da pobreza menstrual, desenvolvida pelo mandato da vereadora, que inclui projeto de lei, em tramitação na Câmara, para instituir o Programa Municipal de Promoção da Dignidade Menstrual. A intenção é conscientizar o poder público e a sociedade para assegurar, especialmente a jovens de baixa renda, o acesso a insumos necessários ao período menstrual, a partir de parcerias com governos, empresas e instituições.

Segundo o Fundo das Nações Unidas pela Infância (UNICEF), mais de quatro milhões de meninas brasileiras não têm acesso a itens básicos de cuidados menstruais.

Veja Também