Festividades: Pirenópolis comemora 294 anos de história com programação especial durante o mês de outubro

Cidade turística é conhecida por sua riqueza histórica e natureza exuberante, repleta de cachoeiras que recebem viajantes de todo o país

Postado em: 06-10-2021 às 19h00
Por: Giovana Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Festividades: Pirenópolis comemora 294 anos de história com programação especial durante o mês de outubro
Cidade turística é conhecida por sua riqueza histórica e natureza exuberante, repleta de cachoeiras que recebem viajantes de todo o país. | Foto: Reprodução

Localizada a pouco mais de 100 km de Goiânia, a cidade de Pirenópolis, famosa por suas cachoeiras e ruas históricas, é um dos principais atrativos de Goiás. Fundado em outubro de 1727, com o nome de Minas de Nossa Senhora do Rosário Meia Ponte, o município é um dos mais antigos do estado, completando 294 anos de história nesta quinta-feira (07/10).

Em 1890, seu nome foi enfim alterado para Pirenópolis, que significa “a Cidade dos Pirineus”, nome dado à serra que a circunda. Durante grande parte do século XX, a cidade se manteve isolada, tendo sido redescoberta na década de 1970, com a construção de Brasília e a intensificação da exploração do quartzito-micáceo, a Pedra de Pirenópolis.

O ano de 1981 é marcado pela chegada dos chamados hippies à cidade, montando comunidades alternativas que produziam artesanatos, em especial a joalheria em prata, e mantinham um estilo de vida de contato com a natureza. Na mesma década, em 1989, Pirenópolis foi tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Continua após a publicidade

Assim, a partir de 1990, o município passou a ser visto como uma alternativa de turismo em Goiás, atraindo cada vez mais visitantes e, nos anos 2000, a atividade se tornou uma das principais fontes de renda da população urbana. Com a demanda, surgiu grande parte da infraestrutura e os principais atrativos turísticos da cidade. Em 1991, por exemplo, foi inaugurada a Pousada dos Pireneus, que recebe hóspedes até hoje.

Já em 1997 foi iniciado um projeto de revitalização do Centro Histórico, com a restauração das igrejas, reconstrução do Cine-Pireneus e reforma do Teatro de Pirenópolis, pontos turísticos que integram o roteiro de quem visita a cidade. Além da parte histórica, Pirenópolis conta com pelo menos 80 cachoeiras catalogadas, atraindo milhares de turistas apaixonados pela natureza.

Hoje, quem vai ao Centro Histórico de Pirenópolis se depara com casarões e igrejas do século XVIII, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, construída pela Irmandade do Santíssimo Sacramento entre 1728 á 1732, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo (1750-1754) e a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim (1750-1754), ambas da Paróquia do Rosário. Lá também estão localizados prédios de notável beleza arquitetônica, como o Teatro de Pirenópolis, de estilo híbrido entre o colonial e neoclássico, de 1899, e o Cine-Pireneus, em estilo art-déco, de 1919, e a Casa de Câmara e Cadeia, construída em 1919 como réplica idêntica do original de 1733.

Aniversário

Em comemoração aos 294 anos da cidade, a Prefeitura de Pirenópolis promove a campanha “Vem 300”, já se preparando para chegar completar três séculos de história. Em homenagem ao aniversário, durante todo o mês de outubro a Prefeitura realiza atividades em todas as áreas de atuação da administração pública, por meio de suas secretarias municipais.

No último sábado (02/10), dando início à celebração, a Secretaria da Cultura promoveu o Concerto Canção por Pirenópolis. Já nesta semana serão realizadas uma serenata pelas ruas da cidade, com saída da Igreja Matriz às 22h, na quinta-feira (07/10), dia em que também estará disponível para visitação um Varal de Memórias em frente ao Cine Pirineus, durante o dia todo, e um Festival de Bandas Marciais, na sexta-feira (08/10), às 19h na Igreja Matriz.

Também na quinta (07), dia marcado pelo aniversário da cidade, serão realizados, a partir das 8h, em frente à Prefeitura, a solenidade oficial de hasteamento das bandeiras, o lançamento do projeto Embeleze Pirenópolis e de cursos de corte-custura e artesanato, entre outras atividas. Já às 19h30, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário celebra uma missa em homenagem ao aniversário de Pirenópolis e à padroeira da cidade, Nossa Senhora do Rosário.

A programação especial, que continua durante todo o mês de outubro, pode ser conferida na íntegra neste link.

Veja Também