Quinta-feira, 28 de março de 2024

Vendas no varejo em agosto caem 3,1% e têm o terceiro pior resultado para o setor em 20 anos

É o pior resultado para o mês da história desde que o levantamento foi iniciado.

Postado em: 06-10-2021 às 18h32
Por: Alice Orth
Imagem Ilustrando a Notícia: Vendas no varejo em agosto caem 3,1% e têm o terceiro pior resultado para o setor em 20 anos
É o pior resultado para o mês da história desde que o levantamento foi iniciado. | Foto: Reprodução/IBGE

O Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (06/10) a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC). Os resultados mostram queda de 3,1% nas vendas no varejo durante o mês de agosto, na comparação com julho. É o pior resultado para o mês da história desde que o levantamento foi iniciado, em 2000.

Segundo o instituto, mais da metade das atividades caíram no período. O resultado de agosto foi também o terceiro pior para todos os meses desde que o IBGE começou a fazer a pesquisa. Seis das oito atividades pesquisadas tiveram taxas negativas durante este mês, com destaque para outros artigos de uso pessoal e doméstico (-16,0%), que teve a principal influência negativa sobre o indicador do comércio varejista.

“Foi um setor que sofreu bastante no início da pandemia, mas se reinventou com a reformulação das suas estratégias de vendas pela internet. Isso culminou com crescimentos expressivos, principalmente em julho (19,1%) com o lançamento das plataformas de marketplace. Com muitos descontos, o consumidor antecipou o consumo em julho, fazendo com que o mês de agosto registrasse uma queda grande de 16,0%. Esse recuo, contudo, não é suficiente para retirar os ganhos dos quatro meses anteriores”, afirmou o gerente da PMC, Cristiano Santos.

Veja Também