Festas de final de ano aquecem o mercado de empregos temporários em Goiânia

A previsão é de que compras de artigos e serviços para as festas vão criar um “boom” de novas vagas

Postado em: 08-10-2021 às 08h35
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Festas de final de ano aquecem o mercado de empregos temporários em Goiânia
A previsão é de que compras de artigos e serviços para as festas vão criar um “boom” de novas vagas | Foto: Jota Eurípedes

Por Alzenar Abreu

Quem está em busca de emprego em Goiânia agora é momento para encontrar novas oportunidades de trabalho. Dados da Federação do Comércio de Goiás (Fecomércio) apontam que até o Natal a abertura de vagas temporárias deve ser a maior em sete anos. A expectativa é de abertura de ao menos 3.418 novos postos de trabalho, com as festas de final de ano.

Os gastos com presentes, roupas, beleza e alimentos devem surpreender lojistas e hipermercados. Mesmo com a crise, a volta do convívio mais próximo entre as pessoas promete suplantar o que antes ficou por meses represado.

Continua após a publicidade

Para o consultor de economia e investimentos da Fecomércio, Bruno Ribeiro, a boa expectativa de contratações para o período festivo está relacionada ao aumento de confiança dos empresários do comércio. A última vez em que a quantidade de vagas ficou acima da média foi em 2013, quando houve abertura de 3.509 novos postos de emprego. Segundo a Fecomércio, o índice de confiança do empresário teve variação positiva de 31,5% em setembro de 2021, com relação ao mesmo período em 2020.

Para a maquiadora Karoline Siade Ferreira, o momento é promissor. Enquanto era entrevistada pelo O Hoje, ela disse que estava em busca de fazer nova carteira de trabalho.  A jovem tem oito anos de profissão e diz que o primeiro passo para se adequar às exigências do mercado é fazer cursos de profissionalização para ter a base, para ser contratada. “Espero trabalhar muito neste final de ano”, diz confiante.

Já Amanda Gomes de Sá, estudante de fisioterapia, estava em busca de cadastro profissional junto ao Sistema Nacional de Emprego (Sine) que em Goiânia, cadastra e oferece uma série de cursos, em diversas áreas distintas, para quem quer assinar a carteira. “Vou me formar daqui há dois anos mais estou disposta a aprender novas experiências”, diz. Ela pretende disponibilizar sua força de trabalho em qualquer área profissional que se encaixe com o perfil dela. “Estou na esperança de que as portas vão se abrir”, diz, animada.

Busca em ascendência

Segundo o diretor de relações de emprego e atendimento ao trabalhador do Sine em Goiânia, Anderson Soares, a busca por novos empregos no órgão está em ascendência. Já em preparação para as demandas de fim de ano, ele diz que a divulgação dos cursos oferecidos pelo Sine, em parcerias com empresas, tem começado a atrair novos trabalhadores. “Nosso leque de qualificação é imenso. Temos capacitação desde as áreas de estética, cuidados com idosos, massoterapia e libras até logística para atender multinacionais”, enfatiza.

Para se ter ideia da magnitude na onda por novos contratos, o Sindicato dos Bares (SindiBares) fez parceria com Sine que está qualificando mil profissionais entre garçons, estoquistas e atendentes de caixa. “Fechamos a turma só para eles e já estão, praticamente, todos contratados”, diz

Capacitação

A consultora de Recursos Humanos Isabella Santana diz que o período é intenso para contratação e quem quiser garantir a carteira assinada deve buscar, primeiro, capacitar-se. “É preciso buscar um bom treinamento que traga um mínimo de experiência para quem deseja distribuir currículos em busca de novas oportunidades”, explica.

A busca pelo estudo de outro idioma e expertise em entrevistas on-line e tecnologia é o grande diferencial, na avaliação da consultora.  “Muitas entrevistas são feitas online. Parece um detalhe mínimo, mas até mesmo o cenário da entrevista deve ser preparado com cuidado e organização”, ensina.

Especializações em diversas áreas, onde o candidato já tem conhecimento, dará uma boa margem para o entrevistado se destacar entre os concorrentes. Mesmo que a demanda seja grande para contratação para o fim de ano, o candidato deve estar seguro de suas qualidades e apto para colaborar, com profissionalismo, com a nova empresa.

Olhar mais humano

Isabella diz que quem contrata deve ter mais sensibilidade para dar chances aos novatos que tenham boa vontade, ainda que não contem com muita experiência. “Sentir o que a pessoa do outro lado da mesa está passando é importante. Estamos num momento de crise, com muitas famílias sem os chefes de trabalho levando sustento para casa. Esse momento é de reflexão”, pontua.

Profissões mais procuradas

A tecnologia vem com tudo no mercado de profissões em alta para 2021. Hoje, em qualquer carreira, a tecnologia e inovação são as palavras-chave para o momento pós-pandemia. Atuação em segurança cibernética nas empresas e conhecimento para proteger dados será a grande demanda do momento, avaliam especialistas em Recursos Humanos.

Com o advento das vendas por e-commerce, a busca por profissionais de logística vai aumentar ainda mais. Esse profissional especializado é o grande responsável por controlar o estoque, a armazenagem e a distribuição das pequenas e grandes empresas.

Fato é que não dá para manter um produto no meio digital sem que haja boa estrutura de base. O setor de logística faz toda a diferença para quem está começando ou mesmo que deseja aprimorar negócios na internet.

A área de logística dispara com o dinamismo e grande procura das vendas on-line. O momento é uma excelente oportunidade para buscar treinamento nesse setor. Especialistas garantem que essa área profissional vai crescer ainda mais no pós-pandemia.

Nesse nicho haverá valorização da produção regional e diversificação de fornecedores; portfólio mais amplo de produtos e modernização dos serviços digitais; investimentos em sistemas mais seguros e ágeis de distribuição e novas opções de transportes de carga.

Marketing digital

Já o marketing digital chegou para ficar e deve crescer ainda mais para 2022. Esse nicho de mercado já vinha em alta e o coronavírus potencializou a demanda. O isolamento social obrigou muitas empresas a reinventarem seus negócios. O comércio de bairro, a feirinha de todos os domingos, a padaria, o salão de beleza, todos eles se viram obrigados a modernizar suas estruturas por meio de soluções digitais.

O marketing digital traz inúmeros benefícios para as empresas como agrega valor, alinhar o negócio às tendências do mercado, impulsionar as vendas e melhorar a divulgação do produto. (Especial para O Hoje)

Veja Também