Obras na Praça do Trabalhador atrasam retorno da Feira Hippie

Grande parte dos comerciantes ainda não regularizou cadastro e corre risco de perder a vaga

Postado em: 09-10-2021 às 09h03
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Obras na Praça do Trabalhador atrasam retorno da Feira Hippie
Grande parte dos comerciantes ainda não regularizou cadastro e corre risco de perder a vaga | Foto: Jota Eurípedes

O retorno dos comerciantes das feiras Hippie e da Madrugada à Praça do Trabalhador só deve ocorrer em 2022 devido ao atraso das obras. A categoria já havia sinalizado que, se a mudança não ocorresse até o mês de setembro, não seria viável o retorno ainda neste ano, por causa da movimentação de fim de ano. As obras da Praça do Trabalhador, previstas para terminarem em junho deste ano, estão atrasadas em mais de um ano. A primeira previsão de entrega era para novembro de 2019, no mesmo ano em que ela começou.

O titular da Secretaria de Desenvolvimento e Economia Criativa, Paulo Henrique Rodrigues, explica que o fim de ano tem uma carga maior de vendas e movimentação e se for feita essa mudança vai ser um transtorno para todo mundo. “A gente quer que a Feira volte quando os feirantes estiverem todos organizados financeiramente para que seja feito o processo de retorno à Praça do Trabalhador”, informa.

Devido à proximidade do Dia das Crianças, a Prefeitura de Goiânia publicou duas portarias que liberou o funcionamento da Feira da Madrugada e da Feira Hippie na quarta-feira (6) e sexta-feira (8) desta semana. “A liberação das feiras na semana que antecede o Dia das Crianças vem para ajudar o feirante, com mais esse dia de venda dos seus produtos. Sabemos que o fluxo na região é intenso em períodos que antecedem os feriados, e o feirante pede muito por isso”, pontuou o titular da Secretaria de Desenvolvimento e Economia Criativa, Paulo Henrique Rodrigues Silva.

Continua após a publicidade

Além dos horários estabelecidos, as portarias destacam que deverão ser obedecidos todas as medidas e protocolos sanitários de funcionamento estabelecidos pelo Decreto nº 3.237, de 8 de junho de 2021.

Para o presidente da Associação dos Feirantes da Feira Hippie, Waldivino da Silva, a expectativa de vendas é ótima para o feriado. “Vai ter programação para as crianças que irá distribuir bolas, brinquedos picolés laranjinhas roupas bonecas. Vai ter uma grande feira da criança”, antecipa. Medidas serão tomadas para evitar aglomerações e também serão realizadas alterações no trânsito.

Confusão

Os feirantes temem confusão no retorno para a Praça do Trabalhador, já que nem todos os comerciantes estão regularizados junto à Prefeitura de Goiânia. As feiras têm sido realizadas em ruas da Região da 44 de forma provisória. Outra preocupação é se o espaço será suficiente para abrigar todos os comerciantes, explica o presidente da O presidente da Associação, Waldivino da Silva.

“Sem o aditivo que a Praça tem que fazer, tem uma área de cerca de 4 mil metros que precisa ser juntada com esse espaço. Hoje, a Praça tem capacidade para 5,2 mil bancas. Então não comporta todo mundo, mas com este aditivo e o protótipo de bancas que iremos mostrar e padronizar, temos uma grande esperança que vai comportar todo mundo”, afirma.

Waldivino ressalta que a Associação está contando com a área para conseguir alocar todos os feirantes. “Essa área tem que se juntar com o espaço da Praça do Trabalhador, que comportaria mais 700 bancas. Sobre os protótipos temos dois modelos, mas ainda não foi definido. Se não utilizarmos esse espaço irá virar um local ocioso, que poderá ser invadido”, diz.

Atualmente, a Feira Hippie tem cerca de cinco mil feirantes cadastrados no sistema da prefeitura e fica localizada entre a Rua 44 e o Terminal Rodoviário de Goiânia, no Setor Norte Ferroviário. O local funcionava somente aos domingos até 2016, quando foi publicado um decreto estendendo o funcionamento aos sábados. Em 2018, a montagem às sextas-feiras foi liberada de forma provisória até o início das obras da Praça do Trabalhador, conforme acordo entre a prefeitura e feirantes. Com o início das obras na praça, a feira voltou a funcionar aos sábados e domingos.

Plano de ação

O prefeito Rogério Cruz publicou, em abril deste ano, um decreto no Diário Oficial que estabeleceu a criação de um grupo de trabalho para apresentar um plano de ação sobre a mudança de local das feiras Hippie e da Madrugada para a Praça do Trabalhador. O grupo é presidido pelo titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec).

Os integrantes devem discutir sobre as normas e maneiras de cadastros para os feirantes ocuparem o local, além de definir quais serão os dias e horários de montagens, critérios de licenciamento para os montadores de bancas, o modelo destas bancas, a localização de cada feirante e ainda como a Praça será utilizada em dias e horários sem a realização das feiras. A reportagem entrou em contato com a Sedec, mas não obteve retorno antes do fechamento desta edição.

Cerca de 4 mil estão com cadastro irregular

Dos mais de 5 mil cadastros da Feira Hippie na Prefeitura de Goiânia, pouco mais de mil estão com cadastramento regular. As informações são do secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), Rafael Meirelles. Ele explica que os feirantes cadastrados não podem ter débitos com o município e, além disso, a atualização serve para abrir novas vagas.

“A intenção não é arrecadar, é dar a oportunidade para que todos possam se organizar, atualizar a documentação e quitar os débitos junto ao erário”, afirma. A recomendação é para que as pessoas regularizem a situação, pois só irá para a nova feira aqueles que não tiverem pendencias. A fila de espera da Feira Hippie conta com mais de 4 mil pessoas, e a da Feira da Madrugada, com cerca de 800 feirantes.

O secretário revela que grande parte está com pendências com a prefeitura. “As pessoas ainda têm pendências junto aos municípios e precisam buscar suas autorizações. Então estamos tratando cada caso de forma isolada. Por isso temos pedido para que os feirantes procurem a Sedec para que a gente possa prestar o tipo de orientação específica”, orienta.

Aqueles que não se regularizarem podem abrir vaga para quem está na fila de espera. “Assim que surge uma vaga, entramos em contato com a pessoa. Ela apresenta certidão atualizada de débitos, efetuamos o cadastro e emitimos a autorização. O critério é por ordem cronológica de abertura de processo”, pontua. A fila de espera das feiras do município está no site da prefeitura.

Prorrogado

Por este motivo, foi prorrogado para até o dia 15 de outubro o cadastramento na fila de espera das Feiras Hippie e da Madrugada. Os interessados têm até este prazo para se manifestarem. Os feirantes interessados em ratificar o cadastro para obter vaga nas referidas feiras deverão comparecer às unidades do Atende Fácil para apresentação dos documentos.

O atendimento é realizado mediante agendamento prévio no site da prefeitura. De acordo com a prefeitura, o não comparecimento das pessoas referidas nos editais até o prazo levará ao indeferimento e arquivamento do processo de solicitação de exercício da atividade de feirante, bem como a eliminação na fila de espera das respectivas feiras.

Além da atualização da fila de espera das Feiras Hippie e da Madrugada, serão promovidas diversas medidas para a alocação ordenada dos feirantes na Praça do Trabalhador, após a conclusão e entrega da obra, dentre elas a definição da planta cadastral, dimensões e modelo de bancas e a atualização do cadastro dos feirantes. (Especial para O Hoje)

Veja Também